Alex de Souza assumiu a equipe Sub-20 do São Paulo em abril de 2021 e saiu no fim da temporada de 2022. O treinador somou 88 jogos, com 51 vitórias, 18 empates e 19 derrotas, ou seja, 64,8% de aproveitamento.
Na primeira temporada, Alex foi vice Campeão Brasileiro Sub-20. Já na Copinha de 2022, a equipe chegou à semifinal, assim como no Campeonato Paulista, além de parar nas quartas de final do Brasileiro Sub-20.
Alex deu entrevista recentemente ao ‘Pense Nisso Podcast’, onde comentou a experiência de morar no CT de Cotia junto aos atletas para saciar curiosidades sobre o desenvolvimentos dos jogadores e ver as melhores necessidades da sua categoria.
Caso não consiga visualizar clique aqui.
O treinador comentou a importância da relação familiar, como a volta da folga dos atletas influenciava o desempenho e a parte da coordenadoria pedagógica em orientar o grupo para melhores resultados.
“O São Paulo é muito legal nesse sentido, o cuidado com o ser humano. Onde eles sabem que tem um número grande de atletas e um pequeno número que vai chegar, mas esse número paga a conta de todos os outros”.
Ele também ressaltou a importância de conhecer os atletas, saber como é o meio familiar muitas vezes responde às atitudes do jovem jogador no dia a dia, saber disso auxiliava o treinador a coordenar o jogador da melhor forma junto aos profissionais.
Finalizou a fala sobre o São Paulo com a reflexão de que se criou uma expertise para ter o mínimo de erro com o ser humano, com o atleta pode se errar algumas vezes, mas com o ser humano dificilmente acontecem erros.
Receba notícias do SPFC no WhatsApp e Telegram.
Siga-nos no Instagram, no YouTube e no Twitter.