Confira como estão os reforços do São Paulo
Foto: Rubens Chiri / saopaulofc

Há alguns jogos venho comentando em Lives do Arquibancada Tricolor ou no Twitter, sobre meu desapontamento nas atuações do camisa 10 do São Paulo para a temporada 2022, o meia Nikão.

O jogador chegou depois de ter destaque no Athletico-PR, especialmente nas conquistas recentes do clube e estava encaminhado ao Internacional, mas de última hora, o São Paulo conseguiu trazer o jogador, após não ser finalizado o acordo com o clube gaúcho.

Desde que chegou ao São Paulo, Nikão não chegou a completar 90 minutos em uma partida, muito por estar ainda fora de ritmo e forma física ideal, mas participou de jogos em quase todas as competições (exceto a Sul-Americana), sem chamar muita atenção.

Muitos comentários colocam o fato do jogador estar sendo utilizado em uma posição diferente da que vinha jogando no Athletico, então, para enriquecer este texto, fui buscar dados das últimas temporadas e entender o que é fato e o que é achismo.

Números gerais

São Paulo fez proposta por Nikão, mas conversas não avançaram
Foto: Athletico Paranaense

Em números gerais, contando seu desempenho desde que chegou ao clube paranaense em 2015, Nikão participou de 252 jogos, marcou 35 gols e deu 40 assistências com a camisa rubro negra.

A melhor temporada de Nikão no Athletico, foi a do ano passado, onde participou de 49 jogos, marcou 9 gols e deu 10 assistências em partidas pelo Paranaense, Brasileirão, Copa do Brasil e Copa Sul-Americana (marcando o gol do título nesta última).

Em quais posições mais jogou?

Entre todas as posições que atuou desde o início de sua carreira profissional, Nikão teve mais jogos em 3 funções no campo:

  • Meia Ofensivo: 71 Jogos – 15 Gols – 8 Assistências (49 desses jogos foram no Athletico, com 12 gols e 6 assistências)
  • Meia Direita: 64 Jogos – 8 Gols – 10 Assistências (52 desses jogos foram no Athletico, com 6 gols e 9 assistências)
  • Ponta Direita: 56 Jogos – 4 Gols – 10 Assistências (47 desses jogos foram no Athletico, com 3 gols e 8 assistências)

No São Paulo, os números do camisa 10 ainda são muito modestos, com participação em 15 jogos, nenhum gol e 3 assistências, atuando como Ponta Direita (3x), Meia Ofensivo (2x) Centroavante (1x), Meia Central (1x) e Ponta Esquerda (1x).

Nikão não atuou ainda como Meia Direita no Tricolor e sua melhor partida até o momento, aconteceu contra o Santos, na primeira fase do Paulistão, quando atuou como Ponta Direita por 75 minutos e deu 2 assistências.

Outra partida em que o atleta teve bom desempenho, foram os 12 minutos como Centroavante contra o São Bernardo, onde deu 1 assistência na vitória do São Paulo por 4×1, na fase final do Paulistão.

Muito pouco até o momento

Nikão é mais um desfalque do São Paulo contra o Água Santa
Foto: Rubens Chiri / São Paulo FC

Entendo que o ritmo de preparação física no clube paranaense era diferente, mas também entendo que são números muito tímidos para quem chegou com o status de carregar a camisa 10 do São Paulo e talvez, a principal contratação para a temporada 2022.

Já estamos quase no mês de maio, praticamente um semestre se passou e o jogador, além de ainda não apresentar condições para atuar por 90 minutos, quando está em campo, tem desempenhos muito modestos, e não anima o torcedor são-paulino para ser um jogador que vai entrar e mudar um jogo.

Nas partidas em que entra, o jogador se desloca para a Ponta Direita (não sei dizer se por orientação de Rogério Ceni ou por se sentir mais seguro nessa posição) e participa pouco das jogadas, limitando-se a passes laterais ou tentativas de cruzamentos.

Torço muito para que durante a temporada, o jogador possa ajudar o São Paulo em um setor muito carente de qualidade para armação de jogadas e municiar nosso ataque, mas não consigo ser tão otimista pelo que vi até aqui.

Espero poder escrever um novo texto daqui a um tempo para relatar a evolução do jogador, mas até lá, queria ler os comentários de vocês e convido para debatermos em nossas Lives ou no meu Twitter: @RicardoSenna1

O que você pensa sobre o camisa 10 do São Paulo até aqui?

Dados utilizados no texto: www.transfermarkt.com.br

*A opinião do colunista não reflete a opinião do site

Tudo sobre o Tricolor!

Siga o Arquibancada Tricolor em suas redes sociais e acompanhe tudo sobre o São Paulo FC:

Instagram | YouTube | Twitter | Canal no Telegram | Conheça a nossa Loja

Post anteriorSão Paulo domina a posse, mas erra nas finalizações | Veja as estatísticas
Próximo Post“Não fizemos absolutamente nada”, diz Rogério sobre o primeiro tempo em Caxias do Sul
41 anos, paulistano, são-paulino e um dos criadores do Arquibancada Tricolor. Apaixonado por Formula 1, Futebol, boa música e tecnologia!