O São Paulo voltando a ser pioneiro? Entenda o Projeto S/A.

Espaço do Torcedor é a coluna quase que diária do Arquibancada Tricolor, que dá voz a todos os torcedores da arquibancada. Quer ver seu texto publicado aqui? Mande uma mensagem para nós!






O São Paulo precisa do retorno imediato de suas glórias. Mas isso não se diz apenas por base no que acontece em campo, é necessário que o clube tenha transparência, que seja forte economicamente, bem administrado e, principalmente, sem politicagem para decisões diretas no futebol.

Clubes como Palmeiras e Flamengo, economicamente tem forças para administrar bem todos os fatores pró-clube. Todos nós sabemos disso. Mas, isso é um longo caminho até chegar no São Paulo? Não. 

Esse ano existem as feridas das eliminações da Copa Libertadores e Copa do Brasil. Eliminações estas que foram bem dolorosas. Mas isso é passado. O São Paulo está com bom desempenho no Campeonato Brasileiro, e precisa se manter assim. Elenco qualificado, com o Cuca tendo bom controle no elenco e, óbvio com a grande personalidade de um dos melhores laterais direito Daniel Alves, além da experiência e do vencedor europeu Juanfran. 

Entretanto, uma das mais importantes soluções que o clube está se montando para obter resultados economicamente se encontra no Conselho de Administração, que é o projeto S/A, que visa a instituição separar o futebol do social, sem a interferência do setor político no futebol. Apenas pessoas profissionais, que saibam realmente trabalhar no futebol. Uma modernização no São Paulo. 

Antes de mais nada, preciso deixar uma coisa muito clara: Se isso aprovado pelo os Conselhos do Clube, isso não significa que o SPFC irá ser vendido para uma outra pessoa ou empresa! Isso não vai acontecer! “Por que não vai acontecer?” Porque, no estatuto do SPFC tem escrito que o clube sempre será dono do maior porcentual (51%). Seria um modelo igual ao do Bayern de Munique, na europa. O projeto é todo voltado para o tricolor paulista, que foi passado para a Câmera dos Deputados. Sendo assim, protesto feito domingo, contra o Ceará, no Morumbi, no qual colocaram um papel em um poste dizendo que o SPFC irá ser vendido e mudará o logo do clube, uniforme, nome, não é verdade. 

Mas será que isso resolveria o problema? Sim. Vou deixar anexado um link para a torcida são-paulina entender melhor o projeto S/A, que foi criado pelo Rodrigo Monteiro de Castro e o José Francisco Mansur. “Projeto esse que está pronto para transitar nos órgãos competentes do São Paulo”, segundo o presidente Leco.

O fato é que o São Paulo tem o potencial para ser grande economicamente e ser um clube como era no passado, bem estruturado, com um elenco recheado de grandes jogadores. Isso a torcida São Paulina se acostumou a conhecer, e isso não se deve perder. Mas o mundo dá voltas, e muitas outras equipes se mostram forte para fazer frente com o time do Morumbi. Infelizmente, anos atrás vimos o quanto o clube se tornou pequeno com péssimas administrações. Porém isso pode mudar. Aliás, DEVE!

Com o S/A, o São Paulo Futebol Clube poderá, sim, voltar a ser pioneiro novamente, como sempre tem que ser. Há esperança desse projeto realmente “andar” dentro do clube, esse passo precisa ser dado o mais breve possível para que possamos sair na frente dos rivais e não se distanciar dos clubes que hoje estão bem economicamente. 
O caminho das glórias virão, torcedor! Vamos, SPFC!

Link de referência: Globo Esporte


Murilo Coelho. Desde criança apaixonado e fanático pelo São Paulo Futebol Clube, conhecido também como o maior clube do mundo! Faço jornalismo na USJT. Café é minha outra paixão. Vamos, SPFC!

*A opinião do colunista não reflete a opinião do site

Foto: Rummens

Comente com sua conta do Facebook: