Precisamos falar sobre a torcida do São Paulo

Foto: Rubens Chiri / saopaulofc.net

Ano passado, sem sombra de dúvidas, foi um dos piores anos da história do São Paulo, quando desde o começo do ano percebíamos um time sem perspectiva ao perder o Paulista, ser eliminado da Copa do Brasil, sair da Copa Sulamericana com um desastroso empate dentro de casa para um time desconhecido e no Brasileirão passar aperto praticamente o campeonato todo ao brigar entre as últimas colocações. Sem muito ao que elogiar, apenas duas coisas fizeram com que tudo não fosse ainda pior, uma delas é a vinda do Hernanes, um jogador diferenciado e com status de vencedor que conseguiu trazer um pouco de alma ao time e se livrar do temido e nunca acontecido rebaixamento.

No entanto, existe uma outra questão que foi igualmente importante e que fez toda a diferença para a permanência do São Paulo na série A, o apoio da torcida, que em peso lotava o Morumbi e dava apoio a cada jogo, comemorava cada vitória magra como se fosse um título, isso foi essencial. Em 2018, o elenco passou por muitas mudanças e a esperança se acendeu no coração do Torcedor Tricolor, que viu o time assumir a liderança contra o Vasco em um jogo sofrido e ali permanecer por algumas rodadas e terminar o primeiro turno lá em cima. Dentro e fora de casa a torcida dava show, impressionava, aquela mesma que sofreu com o time em seus piores momentos agora se alegrava com os lampejos de boas atuações.

Até que a neutralidade chegou, a perda da liderança, os jogos medianos, os jogos péssimos, as derrotas, os empates e o São Paulo na 4ª colocação do Campeonato Brasileiro, isso não parece tão ruim, afinal depois do que vivemos ano passado isso é mais do que lucro, todavia a ilusão da possibilidade da conquista do título nos deixou deslumbrados. Após duas doloridas derrotas, o São Paulo volta ao Morumbi em uma noite fria para jogar contra o Atlético Paranaense, e encontra um público de apenas 13.053 pessoas, um número muito abaixo dos jogos anteriores do Tricolor.

Isso quer dizer que a torcida do São Paulo é modinha? NÃO. Isso demonstra o sentimento que a torcida sente a cada jogo, ela se sente cansada, abandonada e desrespeitada por ir em todos os estádios do Brasil tentar fazer a diferença e ser frustrada, em ver um segundo turno ridículo sem uma explicação lógica e se sente perdida.

Os rivais podem falar que não ganhamos títulos há anos, mas não podem ousar falar que não apoiamos o time em todo e qualquer momento, basta rever os públicos dos times em suas piores fases e ver onde a torcida estava, muitos falam sem saber da sua própria história, alguns times foram campeões recentemente e após alguns jogos medianos a torcida pulou foram sem pestanejar, podem tirar sarro, mas a realidade nós sabemos muito bem que é diferente.

Portanto, Torcedor Tricolor, revolte-se mesmo com o time, você tem direito de reclamar, mas tenha orgulho de fazer parte desta torcida que em todo e qualquer momento esteve com o São Paulo, e ontem é só uma representação de como nos sentimos atualmente, abandonados e sem o mínimo sentimento de que exista uma recuperação.

Sempre estaremos com o São Paulo, mas precisamos se um respaldo dos jogadores, que possam atuar com respeito e entendendo o peso desta camisa que é TRICAMPEÃ do mundo. Em todas as torcidas existem indivíduos que só sabem reclamar e torcer quando o time está em boa fase, poderia falar que são torcedores de sofá e de internet, contudo isso nem torcedor é, só que a torcida do São Paulo em sua maior parte faz valer seus anos de glórias e sua história inigualável. Estar no Morumbi é um privilégio, só que ver o time perdido e sem o gás que deveria ter por simplesmente jogar em um time gigante nos deixa tristes porque o São Paulo é um dos nossos maiores amores, se jogassem como torcemos a história seria bem diferente.

Precisamos e queremos mais do que explicações e publicações motivacionais, queremos mudança, postura, personalidade e alma ao jogar pelo único time brasileiro ao conquistar o mundo três vezes.

Foto: Rubens Chiri / saopaulofc.net

Compartilhe esta notícia