São Paulo - Mundial de 1992
Foto: São Paulo FC

O São Paulo Futebol Clube tem uma história riquíssima e listando apenas os principais títulos de sua história que começou em 1930, são seis Campeonatos Brasileiros, três Libertadores, três Mundiais, 22 Paulistas e muitos outros títulos que podem ser conhecidos aqui.

Se formos falar sobre os ídolos, é possível montarmos um time por década, tamanha a quantidade de excelentes jogadores que passaram pelo Tricolor Paulista. Conheça mais de 40 grandes ídolos em nossa Galeria da Fama.

Mas quantos destes jogadores venceram Brasileirão, Libertadores e Mundial, jogando pelo menos uma partida em cada uma dessas competições?

O historiador do São Paulo, Michael Serra, criou um Diagrama de Venn contendo estes nomes, conforme podemos visualizar no tweet abaixo:

O Diagrama acima nos permite visualizar diversas relações entre os conjuntos, representados pelos títulos do Brasileirão (77, 86, 91, 06, 07 e 08), Libertadores (92, 93 e 05) e Mundial (92, 93 e 05).

E quais são os jogadores? São 15 nomes: Adilson, Cafu, Danilo, Edcarlos, Fabão, Josué, Junior, Lugano, Mineiro, Müller, Raí, Rogério Ceni, Ronaldão, Vitor e Zetti em ordem alfabética. Todos eles atuaram em pelo menos uma partida de cada título.

São Paulo - Mundial de 2005
Rogério, Fabão e Lugano estão no seleto grupo. Cicinho só não está pela falta de um título brasileiro. Foto: São Paulo FC

É possível inclusive escalar um time com estes nomes: Zetti (Rogério Ceni); Ronaldão, Lugano e Fabão; Cafu, Mineiro, Josué, Danilo e Júnior; Raí e Müller.

Analisando os demais conjuntos do diagrama, o torcedor são-paulino com menos de 30 anos de idade esbarra em nomes pouco conhecidos, como Daniel Rossi, Eraldo e G. Estevam que foram campeões apenas da Libertadores e C. Moura, Rinaldo e Sidnei, que estiveram nos títulos do Brasileirão e Libertadores.

Nós agradecemos ao Michael Serra por ter publicado essa incrível informação, que demonstra o tamanho da história do nosso clube.

Tudo sobre o Tricolor!

Siga o Arquibancada Tricolor em suas redes sociais e acompanhe tudo sobre o São Paulo FC:

Instagram | YouTube | Twitter | Canal no Telegram | Conheça a nossa Loja

Post anteriorRed Bull Bragantino exercerá opção de compra do atacante Helinho
Próximo PostSegundo jornalista, o São Paulo fechou acordo de patrocínio nas mangas da camisa; veja valores
Um dos fundadores do Arquibancada Tricolor, fã do M1TO Rogério Ceni e amante do bom futebol. Tenho perdido algumas horas de sono vendo NBA e NFL.