Cisto de Baker: entenda o diagnóstico de Calleri

Foto: São Paulo FC

Calleri ainda é dúvida para a disputa das quartas de final do Paulistão 2024, pois foi diagnosticado com um cisto de Baker na região posterior da perna direita.

O jornalista Gabriel Fuh realizou uma postagem no X (antigo Twitter) em que detalha o que é este cisto, o que acontece quando há o rompimento e sobre prazo de retorno.

Confira:

“Primeiro vamos entender o que é o cisto de Baker, o nome chama atenção, mas não é nenhum bicho de sete cabeças. Trata-se de um acúmulo do líquido sinovial, que é basicamente o lubrificante das nossas articulações. Esse cisto aparece na parte de trás do joelho. Acomete em geral idosos e pessoas com doenças degenerativas, mas é relativamente comum também em quem teve lesões no joelho, em especial no menisco, pois pode ser resultado do processo inflamatório.

Muita gente tem e é assintomática, alguns sentem dor, pressão e até limitação de movimento em casos mais graves, geralmente o cisto é uma questão secundária em uma situação com outros problemas. Talvez Calleri fosse parte desse grupo sem sintomas ou com sintomas muito leves e não limitadores, mas aí aconteceu uma situação de risco dessa condição: o rompimento do cisto.

Quando há esse rompimento, o líquido sinovial se espalha pela perna e aí causa dor e inchaço, não só no joelho, mas também na região da panturrilha. Nesse caso não tem muito mistério, analgésico, anti-inflamatório, dependendo do caso anticoagulante e repouso para aguardar que o líquido seja reabsorvido pelo corpo. O prazo pro retorno do Calleri nessa situação é impreciso, depende muito da condição dele em relação a dor, da absorção do líquido, não tem mesmo como dizer”.

Segundo o UOL, existe otimismo por parte do clube de que Calleri estará disponível para a disputa entre São Paulo x Novorizontino da partida única das quartas de final do Campeonato Paulista que acontece às 18h de domingo (17), no MorumBIS.

Siga-nos no Instagram, no YouTube e no Twitter.

Compartilhe esta notícia
Comente!