Confira as chances do São Paulo de chegar à Copa Libertadores de 2022
Confira as chances do São Paulo de chegar à Copa Libertadores de 2022

Após eliminar completamente as chances de descenso para a série B da próxima temporada, o Tricolor ainda pode sonhar com uma vaga na pré-Libertadores do ano que vem. Os oito primeiros colocados do campeonato se classificam para a competição sul-americana, que já conta com a participação garantida de Atlético-MG, Flamengo, Palmeiras, Corinthians, Fortaleza, Athletico e RB Bragantino.

No caso do Massa Bruta, apesar de já classificado, não houve definição quanto a estar diretamente na fase de grupos ou na pré-Libertadores. Mas a equipe já está matematicamente entre os oito primeiros colocados do Campeonato Brasileiro, apenas restando a consolidação quanto a sua posição final na tabela de classificação.

São sete equipes disputando as duas vagas remanescentes: Fluminense, América-MG, Santos, Ceará, Atlético-GO, Internacional e São Paulo. Os dados estatísticos foram desenvolvidos pelo Departamento de Matemática da Universidade Federal de Minas Gerais.

Com 48 pontos e em 13º lugar na tabela, o São Paulo precisará quebrar um tabu próprio na competição: o time, nas 37 rodadas do Brasileirão, em nenhuma rodada conseguiu figurar entre os 10 primeiros. Porém, a depender de uma combinação de resultados, a equipe pode se classificar para a fase eliminatória da próxima Libertadores – o que seria um prêmio e tanto para quem estava lutando contra o rebaixamento até a penúltima rodada.

As possibilidades do Tricolor, contudo, são mínimas. Consoante os cálculos do Departamento da UFMG, a equipe tem 4,8% de chance de figurar no G8 do Campeonato Brasileiro e se qualificar para a pré-Libertadores. A equipe terá de ganhar do América, fora de casa, em um confronto direto, e torcer para que Atlético-GO, Santos, Ceará e Internacional tropecem na rodada.

No caso do Inter, do Ceará e do Santos, o empate no jogo dessas equipes já seria o suficiente para as ambições do São Paulo. Como o time não teria como alcançar o Fluminense, o jogo contra a Chapecoense não interferiria em nada nas pretensões são-paulinas. Com relação ao jogo do Atlético-GO, o empate também seria suficiente, desde que o São Paulo vença por dois gols de diferença, para tirar o saldo no critério de desempate. O Ceará, apesar de chegar aos 51 pontos com o empate, teria uma vitória a menos que o Tricolor no critério de desempate.

Confira o que precisa ocorrer na última rodada para o São Paulo se classificar:

Santos x Cuiabá (empate seria suficiente)

Palmeiras x Ceará (o empate seria suficiente)

Atlético-GO x Flamengo (o empate se mostraria suficiente, desde que o time vença o América-MG por mais de um gol)

Bragantino x Internacional (o empate seria suficiente)

Post anteriorParabéns São Paulo, você não fez mais do que a sua OBRIGAÇÃO! | OPINIÃO
Próximo PostA agenda da semana dos jogos do São Paulo: de 07/12 a 12/12
Matheus Tévez é formado em Direito pela UFBA, cursa Letras, além de ser professor, escritor e articulista. Mas a sua grande virtude é ser são-paulino doente desde os tempos em que Válber doutrinava na zaga.