Copa do Brasil: Atlético-GO pode pedir a anulação do sorteio para as oitavas

Foto: Staff Images / Copa do Brasil

O adversário do São Paulo definido no sorteio dessa semana para as oitavas de final da Copa do Brasil é o Fortaleza, de Rogério Ceni

O sorteio para as oitavas de final da Copa do Brasil aconteceu ontem (1º) e definiu os confrontos entre as 16 equipes classificadas para essa fase da competição.

No entanto, o Atlético Goianiense pode pedir a anulação do sorteio, mas ainda não entrou em contato com a CBF, pois analisa as imagens em que o ex-jogador e atual comentarista esportivo Roger Flores pega uma das bolinhas, devolve e depois mistura de novo. Isso aconteceu quando seria definido o adversário do Dragão que, no caso, foi o Internacional.

Para fazer o pedido, o clube goiano pode usar como base o artigo 119 do Código Brasileiro de Justiça Desportiva: “o presidente do Tribunal (STJD ou do TJD), perante seu órgão judicante e dentro da respectiva competência, em casos excepcionais e no interesse do desporto, em ato fundamentado, poderá permitir o ajuizamento de qualquer medida não prevista neste Código, desde que requerida no prazo de três dias contados da decisão, do ato, do despacho ou da inequívoca ciência do fato, podendo conceder efeito suspensivo ou liminar quando houver fundado receio de dano irreparável, desde que se convença da verossimilhança da alegação”.

Sobre a possibilidade do pedido da anulação das partidas entre Internacional e Atlético Goianiense, o advogado Paulo Schmitt, ex-procurador do STJD, explica que seria preciso entrar com uma Medida Anulatória de Sorteio com pedido de liminar no Superior Tribunal de Justiça Desportiva (STJD).

“É uma petição simples. Para a impugnação pode utilizar o mesmo dispositivo previsto no CBJD para impugnar partida ou resultado. Ou o que é melhor, uma medida inominada. Embora tenha que existir provas para levantar esse questionamento. Esse vídeo serve, mas tem que pedir perícia. Senão vão indeferir”.

Mesmo que seja improvável, caso aconteça a anulação do sorteio, pode sobrar para o comentarista Roger Flores, conforme explica Gustavo Souza, advogado especialista em direito esportivo:

“Se houve vício no sorteio, ele tem que ser anulado e refeito. Todo o sorteio tem de ser anulado e refeito. O Regulamento Geral das Competições não fala nada sobre. E o Regulamento da Copa do Brasil também não fala nada sobre. Mas se o Roger tiver fraudado o sorteio, ele comete um crime, previsto no Estatuto do Torcedor”.

Confira abaixo todos os confrontos que foram definidos para as oitavas de final da Copa do Brasil:

Confira todos os confrontos abaixo:

Flamengo x Athletico-PR
Santos x Ceará
Juventude x Grêmio
Botafogo x Cuiabá
Fortaleza x São Paulo
Atlético-GO x Internacional
Palmeiras x Red Bull Bragantino
Corinthians x América-MG

Saiba mais clicando aqui.

Fonte: UOL
Foto: Staff Images / Copa do Brasil

Compartilhe esta notícia