Eder: de renegado a exemplo, atacante não desperdiçou oportunidade do ano

Foto: Paulo Pinto / saopaulofc.net

O veterano Eder Citadin, de 35 anos, estava na lista dos dispensáveis ao final da temporada passada no São Paulo. Com alguns problemas físicos e pouca correspondência em campo devido às parcas participações, o centroavante ítalo-brasileiro insistiu na permanência no clube, ainda que em um setor completamente congestionado – com Luciano, Calleri, Marquinhos, Alisson, Rigoni e alguns garotos da base. E deu certo. Para sua redenção, um jogo foi fundamental: São Paulo 1×0 Santo André.

Naquele jogo, Eder entrou aos 84 minutos da segunda etapa. Um minuto depois, Marquinhos também foi colocado em campo. Ambos alteraram a sorte do Tricolor na partida: Eder correu pela direita, jogou a bola para o meio da área, Calleri não conseguiu alcançá-la, mas Marquinhos, sim – empurrando para as redes e fazendo o gol salvador. A partir dali, não apenas haveria uma virada de chave do time, com a primeira vitória do ano e uma sequência de sete jogos sem perder, como representaria uma reviravolta na condição do próprio atacante para o elenco.

Eder, a partir de então, passou a ser peça importante do São Paulo, apenas não sendo utilizado na partida contra o Mirassol – justamente por Ceni colocar em campo um time alternativo, poupando os jogadores para a decisão contra o Manaus pela Copa do Brasil. Nesse jogo, além de ter ido bem, Eder ainda fez o gol que iniciou a vitória que deu a classificação ao São Paulo. E isso rendeu muitos elogios do comandante.

Eder é um jogador importante para o elenco. Ninguém joga dez anos na Itália sem qualidade, como ele tem. Tem muita qualidade técnica. Acho que vem muito mais motivado do que no ano passado e tem ajudado bastante a gente. Tem características distintas do Calleri, por isso que os dois jogam juntos – podem formar uma dupla de ataque. (…) É um jogador que colabora muito na marcação, saiu muito cansado do campo porque se dedica bastante. É um exemplo, pelos seus 35 anos, por tudo que já conquistou na carreira. Tem sido um exemplo no dia a dia para os mais jovens, para os parceiros da mesma geração que ele, por ele se dedicar em prol do time“, declarou Ceni, na coletiva pós-jogo. Confira aqui.

Receba notícias do SPFC no WhatsApp e Telegram.
Siga-nos no Instagram, no YouTube e no Twitter.

Compartilhe esta notícia