Eliminações precoces e perda da liderança do Brasileirão: Temporada 20/21 é pra ser esquecida

Foto: Rubens Chiri / saopaulofc.net

A temporada 2020/2021 do futebol brasileiro certamente entrará para a história por causa da pandemia que paralisou os jogos por 5 meses e pelos estádios vazios.

Campeonato Paulista

Para o São Paulo, 20/21 foi um ano de alto e baixos, mas com uma constante: a falta de títulos. Começando pelo Campeonato Paulista, competição onde o Tricolor fez boa campanha na 1ª fase animando o torcedor até a paralisação por conta da pandemia. Quando o futebol retornou, a equipe que vinha bem, patinou e perdeu para o Bragantino no último jogo da fase de classificação, o que não interferiu para a passagem às quartas de final. No “mata”, o São Paulo recebeu o Mirassol no Morumbi e foi surpreendido por uma bela partida do time do interior que venceu por 3 a 2 e acabou com a empolgação são-paulina.

Libertadores

O Tricolor também disputou a Libertadores e depois de ter sido eliminado pelo inexpressivo Talleres, em 2019, era a chance para a redenção. Entretanto, logo na estreia, mais uma partida que manchou a história do clube. No Peru, o São Paulo visitou o Binacional, equipe que tem 10 anos de existência, e foi derrotado por 2 a 1, fato que fez o torcedor enlouquecer e prever o pior. Mas aí veio o jogo contra a LDU e a equipe do Morumbi deu um show naquele que seria o último jogo com a presença de público. A bela vitória por 3 a 0 encheu os são-paulinos de esperanças, porém uma sequência não foi possível porque o mundo parou para combater a Covid-19.

São Paulo perde para a LDU em Quito pela Libertadores

Na volta, o time tentava engrenar no Brasileirão, enquanto a primeira partida contra o River Plate estava prestes a acontecer. Os argentinos não disputavam um confronto oficial desde fevereiro e ainda assim conseguiram empatar por 2 a 2, com o futebol são-paulino muito criticado. O desempenho daquele 3 a 0 contra a LDU jamais voltou a se repetir e foi justamente contra os equatorianos que a coisa se complicou. No país do rival, o São Paulo perdeu por 4 a 2. Depois, foi à Argentina enfrentar o River e voltou a perder, sendo eliminado na fase de grupos pela primeira vez em 33 anos.

Copa Sul-Americana

Eliminado da principal competição continental, o Tricolor garantiu um lugar na Copa Sul-Americana, o que parecia ser um caminho mais curto para uma taça. Chegando na 2ª fase, o adversário foi o Lanús, equipe que não é pequena, mas também não faz parte das maiores do seu país. No jogo de ida, na Argentina, mais uma má apreserntação são-paulina e a vitória acabou com os anfitriões. O São Paulo chegou até a vencer o jogo da volta, porém o resultado de 4 a 3 não foi suficiente e mais uma vez o time saiu cedo demais de uma competição.

Copa do Brasil

A eliminação precoce na Libertadores fez com que o clube fosse disputar as oitavas de final da Copa do Brasil. O adversário foi o Fortaleza que fez dois jogos duros, com dois empates (por 3 a 3 na ida e 2 a 2 na volta). O duelo foi para os pênaltis e o São Paulo se classificou após 20 cobranças. Nas quartas, o Tricolor pegou o Flamengo e protagonizou um dos pontos altos da temporada, vencendo os cariocas duas vezes e com autoridade.

Assim, o então time de Fernando Diniz chegava às semifinais para pegar o Grêmio. O São Paulo foi melhor na primeira partida, entretanto acabou derrotado por 1 a 0. O jogo da volta, no Morumbi, foi tenso e o time não teve um bom desempenho, tanto que não conseguiu mexer no placar e deu adeus para a oportunidade de conquistar o primeiro troféu da competição.

Campeonato Brasileiro

Por fim, o Campeonato Brasileiro, que começou com alguns tropeços, mas aos poucos a equipe mostrou grande evolução tática e impressionou atingindo marcas de melhor defesa, invencibilidade, dois artilheiros e a liderança. Contudo, o destino rerservava mais uma decepção na temporada. Em meio a atritos internos no elenco e dentro do clube, o primeiro lugar na tabela, que parecia inalcançável depois do time abrir sete pontos para o 2º colocado, foi sendo evaporado.

A goleada vergonhosa, por 5 a 1, para o Internacional, na 31ª rodada, marcou a ruína Tricolor que só piorou e hoje o time corre até o risco de ficar de fora do G-4.

São Paulo perde para o Internacional do Morumbi por 5x1

É difícil lembrar uma temporada em que o São Paulo teve tantas frustrações e, ao mesmo tempo, é incrível pensar que o time de fato deu indícios de que poderia conquistar ao menos um título. Infelizmente o Tricolor segue perdendo para si próprio, em uma desorganização que vai bem além das 4 linhas.

A temporada de 2021 terá um treinador novo, jogadores novos, mas não adianta mudar peças dentro de campo quando todo o bastidor é deseorganizado.

A data para se ver um São Paulo diferente ja estpa definida. Será no próximo dia 28 de fevereiro, quando Campeonato Paulista se iniciará.

Compartilhe esta notícia