FPF libera vídeo que esclarece pênalti marcado para o São Paulo | ENTENDA

Foto: Paulo Pinto / saopaulofc.net

A Federação Paulista de Futebol liberou acesso ao vídeo que esclarece os motivos da penalidade marcada em favor do São Paulo na primeira decisão contra o Palmeiras, no estádio do Morumbi. O Tricolor venceu a partida por 3×1, deixando o rival com a responsabilidade da vitória no último jogo para evitar o bicampeonato do time de Rogério Ceni. Os palmeirenses, principalmente Abel Ferreira, reclamaram bastante da arbitragem, mas os árbitros seguiram a regra e, na Central do Apito, o comentarista Sálvio Espínola deu razão a eles.

De acordo com a International Football Association Board (IFAB), devem ser penalizados os casos em que a bola atinge o braço que está distante ou fora da linha do corpo; e ainda quando o jogador usa parte dos braços para aumentar o volume do seu tronco, tendo a bola resvalado nessa região. Durante as gravações, o responsável pelo árbitro de vídeo, José Cláudio Rocha Filho, afirma que o jogador está com o braço acima, de maneira antinatural, ampliando seu espaço – incorrendo em situação passível de penalidade.

No lance do campo, Marcos Rocha intercepta um cruzamento de Alisson que ia da direita em direção à área com um movimento adicional de braço que aumenta o volume corporal e impede a passagem da bola. O árbitro Douglas Marques das Flores se socorreu do VAR para esclarecer e revisar o lance, alterando seu entendimento, outrora como lance normal, para pênalti em favor do São Paulo.

Clique aqui para ouvir a conversa do VAR.

Receba notícias do SPFC no WhatsApp e Telegram.
Siga-nos no Instagram, no YouTube e no Twitter.

Compartilhe esta notícia