Momento Nostalgia: título do Rio-São Paulo de 2001

Foto: Rubens Chiri / São Paulo FC

Vamos voltar para 2001? Mais especificamente para o torneio Rio-São Paulo daquele ano e já deixando um spoiler, sim, o São Paulo se sagrou campeão esse ano e é isso que vamos relembrar hoje no nosso “Momento Nostalgia”.

Aquele era um título que o Tricolor não havia conquistado ainda e vinha de 4 vices-campeonatos seguidos. Dureza. No entanto, aquele seria o ano de erguer a taça inédita da competição.

Pela primeira fase, o São Paulo se classificou na segunda posição do grupo dos paulistas com 7 pontos após somar duas vitórias, um empate e uma derrota. Então, pegar o Fluminense, campeão invicto do grupo do Rio de Janeiro.

A primeira partida foi 1×0 com gol de França, o que não deu muita tranquilidade ao Tricolor, já que no início da segunda etapa do jogo de volta o Fluminense saiu na frente do placar e logo ampliou, as duas vezes com Brito.

Até que França apareceu e deixou mais um dele na semifinal. E o tempo regulamentar terminou assim, levando a decisão para as penalidades máximas.

Muita emoção na disputa que terminou em 7×6 para o Tricolor do Morumbi, Rogério Ceni brilhou ao fazer 3 defesas. Era isso e o São Paulo na final contra o Botafogo que havia vencido o Santos na outra semifinal.

Tinha um problema para o time comandando pelo técnico Oswaldo, a ausência de Rogério Ceni que havia sido convocado para a seleção brasileira, e Roger ficou em seu lugar.

A primeira partida aconteceu no Maracanã e o São Paulo fez por merecer a vitória por 4×1 com os gols que saíram no segundo tempo pelos pés de Luís Fabiano (2x), Carlos Miguel e ele, de novo, França. O título já estava encaminhado e agora era a vez do Morumbi.

rio sao paulo 03 | Arquibancada Tricolor
Foto: Rubens Chiri / São Paulo FC

No estádio, o clima era de festa para as mais de 71 mil pessoas que lá estavam. Todavia, quem abriu o placar ainda no primeiro tempo foram os cariocas com Donizete.

Mesmo assim o Tricolor ainda levava o título, só que o resultado não ficaria por isso mesmo. Aos 15 minutos do segundo tempo, um garoto que vestia a camisa 30 e de apelido ‘Cacá’ entraria para fazer 2 gols aos 34 e 37 minutos de jogo e sagrar o São Paulo Campeão do Rio-São Paulo de 2001.

Time do São Paulo na final contra o Botafogo: Roger; Jean, Wilson e Rogério Pinheiro (capitão); Belletti (Reginaldo Araújo), Fabiano (Kaká), Claudio Maldonado, Carlos Miguel (Julio Baptista) e Gustavo Nery; França e Luís Fabiano.

rio sao paulo | Arquibancada Tricolor
Foto: Rubens Chiri / São Paulo FC

Confira os melhores momentos do segundo jogo da final:

Foto: Rubens Chiri / São Paulo FC

Compartilhe esta notícia