Desde a confirmação de saída do técnico Dorival Júnior, muitos torcedores tem citado diversos nomes como sugestão para treinador do São Paulo, porém, muitos inviáveis.
Na euforia de se sugerir um nome ou pela memória de um bom trabalho no passado, muitos citam nomes que nem mesmo estão trabalhando ou já empregados em outros clubes, sem qualquer chance de saída.
Sugestões de torcedores para treinador do São Paulo
Listamos aqui alguns dos nomes lembrados por torcedores em lives, nas redes sociais e quais as situações atuais de cada um. Confira!
André Villas-Boas
O português de 46 anos, é sempre citado no São Paulo, após quase ter vindo há alguns anos, quando Juvenal Juvêncio ainda era presidente do clube.
Com passagens em clubes como Porto, Chelsea, Tottenham e Olympique de Marseille, último clube que treinou, em 2021, Villas-Boas já declarou que precisava priorizar sua família e se afastou dos campos como técnico. Sua próxima iniciativa no futebol é realizar o sonho de ser presidente do FC Porto.
“As exigências de ser presidente do Porto são únicas, pela responsabilidade da pessoa que construiu o nosso portismo. O nosso portismo é graças a uma pessoa. É uma coisa que me está destinada, e eu raramente não cumpro os meus destinos. Eu parei a minha carreira por decisão até 2024. Quero ter um papel ativo, como sócio votante que sou, sócio de 45 anos. Se é como candidato ou não, não sei… Não posso responder se serei ou não candidato. Se tenho as qualidades para o ser? Prefiro que sejam os outros a dizer isso”, completou André Villas-Boas.
Gabriel Milito
Da safra de jovens treinadores argentinos, Gabriel Milito, de 43 anos, teve uma boa passagem como treinador do Argentinos Juniors e tinha contrato até 2027, mas renunciou ao cargo após ser eliminado na Copa Argentina contra o modesto San Martín.
Em recente entrevista, comentou sobre o desgaste da vida de treinador e problemas de saúde, desde a passagem pelo Independiente em 2016/17.
Como revelou ter desenvolvido diabetes tipo 1, devido ao stress gerado no cargo que desempenhou até o ano passado, pretende descansar e revelou que sua saída do último clube se deveu muito a isso.
Martín Anselmi
Multicampeão pelo Independiente Del Valle, com apenas 38 anos de idade, Martín Anselmi se destacou com vitórias recentes sobre São Paulo, Corinthians e Flamengo.
Formado em jornalismo esportivo, foi auxiliar de Miguel Angel Ramírez, inclusive com aquela curta passagem pelo Internacional de Porto Alegre, assinou recentemente com o Cruz Azul do México e dificilmente abandonaria um projeto recém iniciado.
Luis Zubeldía
Outro jovem nome citado pela torcida são-paulina para treinador do São Paulo, é o do argentino Luis Zubeldía, de 42 anos, que encerrou precocemente uma promissora carreira como jogador por lesão grave e uma doença crônica, formando-se como jornalista esportivo e agora, um treinador com grande destaque.
“Tudo que eu tinha planejado desmoronou. Me salvou o fato de eu ter o ensino médio completo e comecei a estudar jornalismo esportivo” comentou em entrevista ao Clarín, da Argentina.
Recentemente deixou o comando da LDU após sua segunda passagem pelo clube e ter conquistado o título da Copa Sul-Americana nos pênaltis sobre o Fortaleza.
De toda essa lista, é o nome mais viável, embora tenha declarado que ficaria um tempo descansando e se dedicando à família.
Gabriel Heinze
A “escola argentina” de treinadores apresenta mais um nome jovem, o do ex-jogador Gabriel Heinze, de 45 anos, que está sem clube, desde que deixou o Newell’s Old Boys em 31/12/2023.
Ex-zagueiro, com longa história na Europa e seleção argentina, Heinze é treinador desde 2015, comandando Godoy Cruz, Argentinos Juniors e Vélez Sarsfield, da Argentina, além do Atlanta United, da MLS.
Chegou a ser especulado no Palmeiras, antes de Abel Ferreira, teve um desempenho irregular no comando do Newell’s, onde se destacou muito também a sua instabilidade emocional à beira do campo.
Sebastián Beccacece
Parece um requisito padrão, mas falamos aqui de mais um treinador jovem, de apenas 43 anos. Sebastián Beccacece começou a ficar conhecido dos brasileiros após treinar por 3 vezes, o Defensa y Justícia, eliminando o São Paulo em uma Sul-Americana e conquistando a Recopa Sul-Americana sobre o Palmeiras.
Durante anos, assistente de Jorge Sampaoli, o argentino trilha seu caminho como treinador desde 2015 e teve uma passagem ruim pelo Independiente, recuperou um pouco mais de respeito com o Racing, eliminando o Flamengo em uma Libertadores e voltando ao Defensa, quando conquistou a Recopa.
Está hoje no Elche, da Espanha, clube que assumiu o comando em 2023, sem conseguir evitar o rebaixamento na Liga espanhola na temporada passada, quando chegou nos momentos finais do torneio. Tem contrato até junho de 2024 e atualmente está com a equipe na 12ª colocação da 2ª divisão.
Pedro Martins
O treinador português de 53 anos, atualmente no Al-Gharafa do Catar, clube que comanda desde 2022, quando deixou o Olympiacos (Grécia), é um nome bastante lembrado pelos torcedores.
Foi um dos alvos do Grêmio, caso Renato Gaúcho não renovasse seu contrato, muito pelo seu trabalho no time grego entre 2018-2022, quando foi campeão da Liga por 3 vezes e conquistou uma Copa da Grécia.
Tem contrato com o time do Catar até junho de 2024 e seria difícil competir contra os dólares e altas quantias de seu contrato atual.
Marcelo Gallardo
Um dos maiores vencedores recentes do futebol sul-americano com o River Plate, Marcelo Gallardo, que foi um brilhante meia, também mostra seu talento como treinador.
Cotado em diversos clubes depois de sua saída do clube argentino, Gallardo rejeitou inúmeras propostas de trabalho e assinou em novembro de 2023 com o Al-Ittihad, da milionária liga da Arábia Saudita, sucedendo Nuno Espírito Santo.
Seu contrato milionário vai até 2027, sem qualquer possibilidade de rescisão neste momento.
Vitor Pereira
Vencedor em Portugal com o FC Porto, Olympiacos da Grécia e no Shangai SIPG da China, o treinador que ficou bem conhecido por suas recentes passagens no Corinthians e Flamengo, chegou a ser citado por torcedores em lives e interações nas redes sociais.
Há que se dizer que teve bons resultados com o limitado elenco corintiano em 2022, levando a equipe ao vice campeonato da Copa do Brasil e uma campanha sólida no Brasileirão.
Porém, marcado pela forma com a qual saiu do Corinthians rumo ao Flamengo e por declarações negativas ao futebol brasileiro, após fracassar no clube carioca, não é bem visto por dirigentes e muitos torcedores.
Opções para treinador do São Paulo não faltam, mas sim, nomes viáveis
Entendemos que muitas sugestões são citadas na melhor das intenções, porém, basta pesquisar um pouco para entender como a maioria dos nomes são inviáveis para pintarem como treinador do São Paulo.
Continuaremos acompanhando essa nova novela Tricolor, em busca da melhor definição possível.
Receba notícias do SPFC no WhatsApp e Telegram.
Siga-nos no Instagram, no YouTube e no Twitter.