O que está acontecendo com a base do São Paulo?

Foto: Miguel Schincariol / São Paulo FC

As categorias de base do São Paulo sempre foram conhecidas por revelar grandes jogadores e também por conquistar títulos, e sabemos muito bem que esta segunda parte nem é tão relevante quanto à primeira, afinal, a base serve realmente para amadurecer os atletas e prepará-los para atuar na equipe principal.

Todavia, dentre tantos problemas que o Tricolor Paulista tem enfrentado nos últimos anos, Cotia começa a despertar um alerta dos grandes!

Vamos focar no Sub-20…

Na temporada 2022, vamos começar pela Copa São Paulo de Futebol Júnior, competição que o São Paulo já conquistou quatro vezes, e no ano passado chegou até à semifinal, quando foi eliminado pelo Palmeiras, que depois se sagrou campeão.

No Brasileirão Sub-20, chegou até às quartas de final, quando no primeiro jogo venceu por 3×1, mas depois sofreu uma goleada fora de casa de 4×1 e foi desclassificado.

Já no Paulistão da categoria, chegou até à semifinal, sendo eliminado pelo rival Corinthians com uma dolorida derrota por 4×1 e depois uma vitória por 2×1, que não foi o suficiente para se garantir na final.

Enfim, só para nos contextualizamos como foi a última temporada, ressaltando que o último título do time Sub-20 foi a Copinha 2019, quando Antony, Diego Costa, Rodrigo Nestor e cia derrotaram o Vasco nos pênaltis.

A Copinha deste ano terminou na terceira fase para os meninos de Cotia que sofreram uma derrota de virada para o América-MG por 3×1.

Bom, foram dois anos com Alex no comando do Sub-20, que deixou o clube ao final da temporada passada para a chegada de Juliano Belletti, mas a comissão técnica não é nem de perto o maior dos problemas.

Apesar da grande dificuldade financeira que o São Paulo enfrenta, Cotia mantém uma grande estrutura para receber os jovens atletas, então, o que tem colaborado para que este setor do clube preocupe?

Acredito que são vários fatores, o futebol tem mudado muito rapidamente, assim como tudo no Mundo, e quem não evolui tem ficado para trás, os clubes que têm investido na base, não por coincidência, são os mais vitoriosos no profissional, porque na verdade é um ciclo de investimentos que leva tempo para resultar em sucesso, mas que também pode causar problemas caso não se acompanhe a rota do mercado.

O São Paulo tem trazido reforços para a base, tem formado atletas, mas quais são aqueles que poderão em um futuro próximo ser utilizados pelo técnico Rogério Ceni? Temos observado atletas que nem chegaram a atuar pelo profissional ou que pouco atuaram deixando o clube sem proporcionar um retorno esportivo ou financeiro.

Sim, isso é extremamente preocupante.

Assim como nos preocupamos com o elenco profissional do São Paulo que há anos tem deixado a desejar aos torcedores, olharmos para a base é parte de uma reestruturação que precisamos cobrar.

Falando no momento atual…

O time comandado por Belletti disputa o Campeonato Brasileiro Sub-20 e soma até o momento uma vitória, um empate e três derrotas! O último resultado foi uma derrota por 1×0 para o Grêmio em casa.

Então, sim, precisamos entender quais são os problemas relacionados à base e como isso pode melhorar porque o sinal de alerta está mais do que ligado.

Receba notícias do SPFC no WhatsApp e Telegram.
Siga-nos no Instagram, no YouTube e no Twitter.

Compartilhe esta notícia