Os gols de bicicleta de Leônidas no Pacaembu

Nunca na história do clube e do Estádio Municipal de São Paulo, um atleta marcou tantos gols de bicicleta quanto Leônidas da Silva, o Diamante Negro do Tricolor. 

Uma lenda que contavam sobre essas pedaladas, tempos atrás, é que só existia uma foto de Leônidas aplicando uma bicicleta pelo São Paulo: a do gol que marcou em cima do goleiro Muñiz, do Juventus, na goleada de 8 a 0 do Tricolor, em 1948 (justamente a que inspirou a escultura dele existente no Memorial do São Paulo). Esta foto – acima -, muito famosa, foi retratada originalmente em A Gazeta Esportiva. 

Porém, lendas são lendas e é sempre bom questioná-las. Afinal, Leônidas era o jogador mais famoso do Brasil e fotógrafos, acredito, o acompanhavam de perto durante as partidas. Com o tempo, outras fotos foram identificadas (como a vista abaixo). Contudo, em termos de beleza, plasticidade e tudo mais, não se comparam com a consagrada. Toda forma, ficou comprovada a existência de outras. Restou, então, o questionamento se a história não se tratava de “a única foto de um gol de bicicleta”.

bike-leonidas.png

Poderia ser mais plausível, mas ainda assim, bem questionável. Principalmente porque Leônidas marcou uma considerável quantidade de gols dessa forma. São conhecidos cinco gols de bicicleta do Diamante Negro pelo Tricolor, todos realizados no Pacaembu:

  • 14.06.1942. Paulista. Pacaembu. 1×2 Palestra de SP;
  • 24.08.1944. Amistoso. Pacaembu. 3×1 Ypiranga;
  • 11.08.1946. Paulista. Pacaembu. 4×2 Comercial-SP;
  • 13.11.1948. Paulista. Pacaembu. 8×0 Juventus;
  • 03.07.1949. Paulista. Pacaembu. 7×2 Comercial-SP.

E esse número pode ser maior, visto que faltam registros da forma de como alguns tentos foram anotados. 

Está certo que, naquela época, era muito mais difícil tirar uma fotografia e a chance de registrar um gol poderia ser perdida facilmente. Ainda assim, um tema como esse valeria o esforço de pesquisa em localizar mais registros históricos das famosas bicicletas. E não demorou muito para que se encontrasse outros gols…

bde620c1aae4ff8ce6ed6c9aa94f85d9 | Arquibancada Tricolor

Em uma revista do próprio São Paulo (Arakan nº 7, outubro de 1942), vê-se cena justamente do primeiro gol de bicicleta de Leônidas pelo Tricolor (o terceiro dele pelo clube, de modo geral). A legenda da publicação, curiosamente, afirma “foto inédita até agora”. De fato, nada conhecida por aí.

Vale lembrar, porém, que a jogada ficou perpetuada em áudio na narração de Geraldo José de Almeida (preservado pelo arquivo de Luiz Ernesto Kawall, do Museu da Voz):

De quebra, existe outro registro de um gol de bicicleta de Leônidas, contudo, nessa foto do gol contra o Comercial, em 1946, ele já está caído no chão:

3376a412baf1123c0690211ccd58ab30 | Arquibancada TricolorO Esporte, de 12 de agosto de 1946.

Quanto aos dois restantes, nada consta, no momento. Contra o Ypiranga, em 1944, a dificuldade é por se tratar de um amistoso realizado em uma semana de clássico entre Palmeiras e Corinthians. Contra o Comercial, em 1949, nenhum material fotográfico do lance foi localizado. Mas quem sabe no futuro novas pesquisas não revelem cenas “inéditas”.

ainvencaodablicicleta_evandromartin.jpgEstátua de Leônidas no Memorial do São Paulo Futebol Clube: Foto de Evandro Martins

Let’s block ads! (Why?)

Compartilhe esta notícia