O jornal português A Bola fez uma reportagem especial, explicando o plano do Benfica para o jovem zagueiro ex-São Paulo. Morato chegou ao Benfica em 2019, após ter sido campeão da Copa São Paulo de Futebol Júnior daquele ano, ao lado de Diego Costa, Welington, Rodrigo Nestor e outros jovens Made in Cotia.
Segundo a reportagem, Morato agrada o técnico alemão Roger Schmidt, que nos últimos jogos tem improvisado o zagueiro na lateral-esquerda, já que o Benfica desde o começo da temporada tem dificuldades para acertar o titular da posição, desde a saída do espanhol Alejandro Grimaldo para o Bayer Leverkusen.
Com a chegada de um novo lateral-esquerdo, Álvaro Carreras, Morato deverá em breve voltar ao banco de reservas, já que a dupla de zaga titular é composta pelo português António Silva e pelo argentino Otamendi, que recentemente renovou seu contrato até 2025.
Com a quase iminente saída de António Silva na próxima janela deste ano, o plano para o Benfica é ter Morato fazendo dupla com Otamendi. Morato tem contrato até 2027 e uma cláusula de rescisão de €100 milhões, apesar que o Benfica já recebeu propostas de Fulham e Nottingham Forest com valores próxmos dos €30 milhões, e ambas foram recusadas.
O São Paulo possui 15% de uma futura venda de Morato, porém no ano passado noticiamos que foi assinado um pacto bilateral com o agente Giuliano Bertolucci, que consiste no bloqueio de valores oriundos de transferências em razão da dívida de 45 milhões de reais que o clube possui com ele. Assim, todo valor arrecadado com transferências, até o limite da dívida, deve ser repassado ao empresário. Não tivemos mais atualizações sobre este caso.
Receba notícias do SPFC no WhatsApp e Telegram.
Siga-nos no Instagram, no YouTube e no Twitter.