São Paulo é 10º no ranking de sócios torcedores – atrás de Ceará, Cruzeiro, Vasco, Flu…

Foto: Fernando Nunes / saopaulofc.net

O São Paulo tem a terceira maior torcida do Brasil. Nesse quesito, estão à frente, apenas, Corinthians e Flamengo. No entanto, no ranking que enumera os clubes com mais sócios torcedores, o Tricolor aparece apenas na décima posição. A lista divulgada não contabiliza o Grêmio e o Corinthians, que não atualizaram seus números.

O Vasco da Gama, mesmo indo para o seu segundo ano consecutivo na série B, acumula 5 mil sócios a mais do que o São Paulo. Isso também ocorre com o Cruzeiro, que caminha para o terceiro ano na segunda divisão e, ainda assim, está à frente do Tricolor. Outros clubes com torcidas bem menores, como é o caso do Ceará, figuram em posição melhor do que o time do Morumbi.

Apesar da fase ruim em campo, contabilizando apenas o título do Paulistão na última década, a torcida do São Paulo não abandona o time. Tanto que em 2021 o time registrou a sua 3ª maior média de público na história, mesmo com todas as restrições da pandemia. No entanto, o número de sócios torcedores não acompanha o fanatismo presencial dos adeptos, o que pode demonstrar algum ruído no marketing do clube.

O líder absoluto do ranking é o Atlético-MG. O time de Minas vive uma grande fase e conquistou a Copa do Brasil e o Brasileirão de 2021. O segundo, por sua vez, é o Internacional de Porto Alegre, com 80 mil sócios torcedores contabilizados. Logo atrás vem o Flamengo, com 63 mil.

Confira a lista completa divulgada pelo Metrópoles:

1)- Atlético-MG -123 mil

2)- Internacional -80 mil

3)- Flamengo – 63 mil

4)- Palmeiras – 48 mil

5)- Vasco – 35 mil

6)- Fluminense – 32 mil

7)- Ceará – 32 mil

8)- Cruzeiro – 31 mil

9)- Santos – 30 mil

10)- São Paulo – 30 mil

Compartilhe esta notícia