São Paulo favorito? Confira os postulantes ao título do Paulista de Basquete

Foto: Rubens Chiri / São Paulo FC

Após o bom início do Campeonato Paulista de Basquete de 2023, quais equipes vêm demonstrando que podem brigar pelo título? Mudanças, saídas e chegadas pesadas, estilo de jogo e regularidade. O São Paulo briga pelo bi? Acompanhe os favoritos desta edição do torneio.

Tricolor em busca do bicampeonato

Mesmo com algumas baixas e trocas no elenco, o Tricolor Paulista ainda é um forte candidato ao título estadual. Comandantes do time campeão em 2021, Marquinhos e Elinho deixaram o time ao final da última temporada, assim com o Túlio da Silva, destaque no vice-campeonato do NBB passado.

Contudo, o grupo segue com nomes qualificados, como Bennett, Betinho, Miller e Siewert. Por fim, ainda conta com os reforços do armador Fischer, ex-Flamengo, o ala Coleman, ex-Pinheiros (se recuperando de lesão), e o pivô Faverani (aprimorando a forma física). Tyrone, que sofreu uma grave lesão no Tendão de Aquiles, ainda não tem prazo certo para voltar.

A campanha da equipe de Bruno Mortari até aqui é de duas vitórias (Osasco e São José) e duas derrotas (Mogi e Corinthians).

Os invictos podem chegar?

Talvez o maior candidato, ainda que também com baixas em seu elenco, seja o SESI Franca. Atual campeã estadual, a equipe ainda conta com Georginho, mas o perderá em breve para o exterior, já Lucas Mariano está suspenso provisoriamente por doping, enquanto o jovem Reynan migrou para os EUA. Porém, mesmo assim, o time conta com nomes como David Jackson, Scala, Marcio e Lucas Dias, que inclusive treina com a Seleção Brasileira para o Mundial.

Franca disputou apenas dois jogos até então, vencendo ambos (Osasco e Corinthians).

Outro time com 100% de aproveitamento neste início de torneio é o Paulistano. Logo, o time entra na briga e pode surpreender ao longo do ano com seu núcleo jovem e jogadores experientes. Alguns dos destaques no campeonato são Crescenzi, Murilo Souza, Bruno Cardoso, Ruan e os irmãos Lucas e Alex Doria.

A campanha em três jogos é de três vitórias (Mogi, Corinthians e Osasco).

Também podem surpreender

Com o nível não tão diferente dos elencos de São Paulo e Franca como nos anos anteriores, o campeonato tende a ficar mais aberto a outras possibilidades. Assim, Corinthians, Bauru e Pinheiros também entram no bolo.

O Corinthians é o time que mais jogou por enquanto (junto com o Osasco), venceu duas partidas (Bauru e São Paulo) e perdeu três (Pinheiros, Paulistano e SESI Franca). No grupo, nomes interessantes que vêm se destacando individualmente, como Elinho e Cauê Borges, por exemplo, podem elevar o patamar esportivo do time.

No Bauru, alguns atletas também chamam a atenção, como Brite, Gemadinha e Larry Taylor, além de Alex Garcia voltando. Já a respeito da campanha, são duas vitórias (Mogi e Osasco) e duas derrotas (Corinthians e Pinheiros), ou seja, mesmo aproveitamento do São Paulo com a mesma quantidade de partidas.

Por fim, o Pinheiros, também com mudanças, segue contando com um forte grupo de jovens. Nas primeiras rodadas, Yan Djalo se destaca na pontuação, ao lado dos companheiros Dreher, Thiago Faria e Aguerre, lembrando também de Adyel, que voltou após levar a prata com o Brasil nos Jogos Mundiais Universitários.

O retrospecto do clube é de duas vitórias (Corinthians e Bauru) e uma derrota (São José).

Receba notícias do SPFC no WhatsApp e Telegram.
Siga-nos no Instagram, no YouTube e no Twitter.

Compartilhe esta notícia