A base são-paulina reúne cinco conquistas da Copa do Brasil, divididas entre as categorias Sub-20 e Sub-17. Os juniores venceram em 2015, 2016 e 2018, e os juvenis em 2013 e 2020.
O atual elenco profissional do São Paulo conta com atletas que conquistaram a Copa pela base Tricolor.
Em ordem cronológica, a primeira conquista aconteceu em agosto de 2013 pelo Sub-17 contra o Flamengo. A equipe venceu por 3 a 1 fora de casa de virada após ter conquistado o triunfo por 2×0 no Morumbi. No agregado ficou 5 a 1 para o São Paulo.
Os juniores tiveram a primeira conquista em 2015, no dia 24 de novembro, o Tricolor venceu o Athletico Paranaense por 2 a 0 após ter derrotado os adversários pelo mesmo placar fora de casa. No agregado ficou 4 a 0. Luiz Araújo, atualmente no Flamengo, fazia parte desse elenco e da conquista pelo Sub-17, em 2013.
Um ano depois, encima do Bahia, a equipe conquistou o bicampeonato ao vencer o primeiro jogo por 3×1 e ficar no empate em 2×2 no segundo.
Dois anos depois, a conquista se repetiu, dessa vez encima do rival Corinthians. No jogo de ida, o Tricolor perdeu por 2×1, mas aplicou uma goleada de 4×0 na volta, levantando a taça pela terceira vez.
O elenco de 2018 contou com os jogadores Walce, Diego Costa, Welington, Luan e Rodrigo Nestor. Na ocasião, Walce marcou um gol de falta. Assista:
Que cobrança de falta do zagueiro Walce! São Paulo 3×0 Corinthians pic.twitter.com/7qB3tnH8h4
— Goleada Info (@goleada_info) June 2, 2018
Caso não consiga visualizar clique aqui.
Nas arquibancadas do Morumbi, Lucas Moura acompanhou o confronto e torceu pelo São Paulo.
Fechando as conquistas, o Sub-17 do Tricolor Paulista venceu em 2020, contra o Fluminense, após vitória por 1×0 em seus domínios e 2×1 no Rio de Janeiro. Este elenco contou com um nome que hoje é titular na equipe profissional, Lucas Beraldo.
O zagueiro em questão fez sete jogos com a camisa do profissional na Copa do Brasil em 2023, acertou 91% dos passes e 70% dos passes longos, somou 31 bolos recuperadas, cometeu apenas cinco faltas e sofreu só um drible.
A conquista de 2020 ficou marcada pela pandemia, aconteceu com os portões fechados, sob o comando do hoje técnico do Sub-20, Menta.
Campeões dessa edição, além de Beraldo, também estavam Matheus Belém, Patryck Lanza e Felipe Negrucci.
No domingo (24), o São Paulo tentará levantar pela primeira vez a taça da Copa do Brasil pela equipe principal no jogo que está marcado para acontecer às 16h, no Estádio do Morumbi. O primeiro confronto terminou com vitória Tricolor por 1×0, no Maracanã, com gol marcado por Jonathan Calleri após assistência de Rodrigo Nestor, jogador formado nas categorias de base do São Paulo.
Reveja o gol:
Caso não consiga visualizar clique aqui.
Para saber mais sobre futebol de base do São Paulo acompanhe também o perfil Aspirantes Tricolores clicando aqui.
Receba notícias do SPFC no WhatsApp e Telegram.
Siga-nos no Instagram, no YouTube e no Twitter.