Eu também sou a favor da demolição do Morumbi | OPINIÃO

Foto: São Paulo FC

Se você não acompanha o Twitter e os grupos de WhatsApp do São Paulo, com certeza está por fora deste assunto, mas ele surgiu após um shorts do Semana Tricolor, programa apresentado pelo trio Sombra, Daniel Perrone e Ricardo Senna, meu sócio aqui no Arquibancada Tricolor, onde Senna foi claro ao afirmar que demoliria o estádio do Morumbi e buscaria uma parceria para construir um novo estádio, até mesmo em uma melhor localização. Se você não viu a opinião do Ricardo, clique aqui e acompanhe o trecho.

Sim, eu também sou a favor

Não preciso defender o Senna e muito menos passar pano para as suas opiniões, pois eu defendo essa mesma ideia há bastante tempo, talvez ainda desde os tempos do primeiro fórum do Arquibancada Tricolor, quando surgimos lá em junho de 2008, há mais de 14 anos!

Mas antes de começar, preciso deixar claro aqui que trata-se de uma opinião. O Senna tem a dele, eu tenho a minha e cada um tem a sua, não significa que a minha opinião seja verdade absoluta, é o que eu penso que deveria acontecer e que seria extremamente benéfico para o clube e é muito importante que todas as opiniões sejam respeitadas, pois o que eu mais vi foram pessoas xingando, ao invés de entender ou debater.

O Morumbi por muito tempo foi a minha segunda casa, entre 2005 e 2012 eu estive lá por praticamente todos os meses, vivi quatro semifinais e duas finais de Libertadores (contando 2004 e 2016), jogos com 5 mil pessoas e diversos jogos com mais de 60 mil, uma festa mais linda do que a outra. Mas o Morumbi ficou para trás e o tempo agora é outro!

Corinthians e Palmeiras já possuem estádios mais modernos que o nosso, inaugurado pela primeira vez em 1960 e totalmente inaugurado em 1970. O Santos em breve também terá um estádio moderno e o Pacaembu também está recebendo reformas e em breve será outra opção na capital Paulista.

Essa minha opinião ganhou mais força quando comecei a conhecer estádios na Europa e destaco um que achei absurdo, que é o Estádio Cívitas Metropolitano, localizado em Madrid e que passou a ser a nova casa do Atlético de Madrid desde 2017. Estive lá em setembro de 2022 e fiquei abismado com aquilo, mesmo sem entrar dentro dele. Visitei o Cívitas Metropolitano por fora, conheci a sua loja e aquilo me impressionou demais.

Um parque de estacionamento gigantesco na frente do estádio, uma estação de metrô há metros, diferente da Estação São Paulo-Morumbi localizada há 1,5km do Morumbi e que para um jornalista, fica “pertíssimo” do estádio… O torcedor do Atlético de Madrid sai da estação Estádio Metropolitano, sobe uma escada e está no estádio, simples assim. A loja oficial do clube é muito grande, no mesmo dia eu visitei a loja oficial do Real Madrid no Santiago Bernabéu e a do Cívitas Metropolitano deve ser umas 10 vezes maior. Para vocês terem ideia, era possível comprar a camisa de qualquer jogador do elenco para os três kits de uniforme do clube. Deixo algumas fotos desta visita no fim da coluna e na próxima ida a Madrid, farei o Tour.

Demolir o Morumbi não é apagar o passado. Não significaria que os títulos vencidos ali dentro deixariam de existir. Mas algo precisa ser feito por conta do futuro. O passado jamais será alterado, mas a cada dia que passa, o São Paulo cada vez fica mais para trás. O exemplo que eu mencionei acima, foi apenas para tentar mostrar para vocês que estão aqui lendo esta coluna, como as coisas são diferentes e isso que eu mal conheço os grandes e novos estádios do mundo.

Alguma coisa será feita no Morumbi?

Eu duvido muito. O São Paulo está afundado em dívidas, graças principalmente as más gestões dos últimos anos, que por sinal eram parte do mesmo grupo político que manda e desmanda no clube desde o começo dos anos 2000. Também acredito que os conselheiros jamais aprovariam algo neste sentido, pois muitos ali são extremamente conservadores e retrógrados e não pensam no futuro, querem apenas manter algo que seus pais ou avós ajudaram a construir no passado.

A construção de um novo estádio não é algo que possa ser decidido da noite para o dia e precisa de um plano sério, para que seja tocado por pessoas sérias e idôneas, não pode ser qualquer Zé da Esquina a liderar isso.

Olhando para uma reforma, eu tenho outro exemplo: em julho do ano passado fiz o tour do estádio Ramón Sánchez Pizjuán em Sevilla, um estádio 2 anos mais velho do que o Morumbi, mas que está bem cuidado e que tem uma fachada muito bonita! Nem isso é feito no Morumbi, me desculpem, mas nossa visão externa é muito feia! Confiram aqui o vídeo que eu fiz lá.

Resumindo: eu gostaria e muito que um novo estádio fosse construído, não sei se no mesmo local ou em outro, mas eu acredito que isso nunca acontecerá, pelo menos enquanto eu estiver vivo. Ao mesmo tempo, algo precisa ser feito, e o São Paulo precisa reformar a sua casa. Mas com uma dívida astronômica, qual empresa seria maluca em ser parceira do São Paulo nessa?

Essa foi a minha opinião sobre este tema polêmico e eu espero que você saiba respeitá-la, assim com eu respeito a opinião de torcedores que dizem que o Morumbi deve ser raíz, ou seja, com péssimos assentos e sem cobertura, para que o torcedor de 2023 tenha a mesma experiência que o torcedor de 1980-90 tinha. Discordo, mas respeito.

Fotos do Estádio Cívitas Metropolitano em Madrid


*As opiniões expressas aqui são de responsabilidade do autor do texto, e não refletem a opinião do site

Receba notícias do SPFC no WhatsApp e Telegram.
Siga-nos no Instagram, no YouTube e no Twitter.

Compartilhe esta notícia