Entenda o que a arbitragem julgou no lance da expulsão de Rodrigo Nestor

Foto: Reprodução / Premiere

“Uso de força excessiva”, colocou na súmula o árbitro Dyorgines Jose Padovani de Andrade

Aos 37 minutos do primeiro tempo no jogo entre São Paulo e Chapecoense, o juiz Dyorgines Jose Padovani de Andrade chamou a responsabilidade e julgou o lance de Rodrigo Nestor como jogada de força excessiva e expulsou o camisa 25 do Tricolor.

Segundo Dyorgines, o volante Tricolor ao disputar a bola usou força desproporcional no lance: “Expulso por atingir a cabeça de seu adversário de número 16, Leonardo da Silva Gomes, com as travas de sua chuteira, com uso de força excessiva”, justificou o árbitro na súmula da partida.

Porém, o lance é questionável já que Nestor não usou força na dividida, apesar de ter erguido o pé ao encontro do rosto do adversário, o jogador não agrediu o adversário.

Segundo o livro de regras da CBF, a jogada poderia ter sido considerada uma jogada temerária (ainda mais devido a condução do jogo que não se tratava de um jogo pegado).

Veja o que diz o livro da CBF de regras

Conduta violenta – Cartão Vermelho

Ação violenta com uso de força excessiva ou brutalidade, fora da disputa da bola, contra um adversário.

Temeridade – Cartão Amarelo

Ação, normalmente de entrada (tackle) ou disputa, praticada por um jogador sem considerar (ignorando) o risco ou as consequências relativas à integridade física de um adversário.

Nas redes sociais, o ex-jogador Lugano deu sua opinião sobre o lance e sobre a utilização do VAR no Brasil: “Difícil deixar de comentar o assunto. Mais uma vez uma interferência externa desnecessária do VAR e o abuso de poder nas tomadas de decisão totalmente fora de contexto das características desse lindo esporte que é o futebol, altera o resultado da partida, faltando ao respeito com profissionais e torcedores. O trabalho dos atletas não depende mais do próprio esforço. Talvez tenha chegado a hora deles, principais protagonistas e maiores prejudicados, posicionem-se diante da grande falta de respeito a profissão deles”.

Outra expulsão do Tricolor no jogo foi para o auxiliar de Crespo, Alejandro Kohan. A comissão técnica (inclusive o treinador Crespo) se mostrou indignada com as atitudes da arbitragem. Mesmo o comandante Tricolor que sempre demonstra tranquilidade à beira de campo esteve muito irritado e deixou o campo reclamando de Dyorgines.

Alejandro foi além e no apito final foi ao centro do campo e efusivamente reclamou das atitudes do trio de arbitragem. E de maneira correta foi expulso segundo o artigo abaixo:

Regra 12 – Item: Infrações puníveis com expulsão

Usar linguagem ou gestos ofensivos, injuriosos ou grosseiros.

Compartilhe esta notícia