São Paulo fecha parceria com empresa para monitorar mecanismo de solidariedade da Fifa

Foto: Rubens Chiri / saopaulofc.net

Visando aprimorar a arrecadação com a negociata de jogadores, o São Paulo fechou uma importante parceria com a empresa Rede de Futebol. Com essa novidade, o clube poderá monitorar o mecanismo de solidariedade da Fifa e, assim, detectar com precisão negociações que estejam empenhadas em fazer o Tricolor lucrar na parcela imposta pela entidade maior do futebol.

Mecanismo de solidariedade é o regramento que impõe que, em cada transferência internacional de um jogador, o seu clube formador tenha direito a 5% do valor total. Esse percentual é diluído, uma vez que todos os times que tiveram influência no desenvolvimento do jogador, atuando em sua formação, terão direito ao montante. Isso inclui qualquer clube que o atleta tenha jogado dos 12 aos 23 anos.

A Rede de Futebol atua no meio mapeando todos os jogadores que passaram pelas categorias de base dos clubes. Assim, com a sistematização precisa de todos os atletas que passem pelo CFA Cotia, a empresa irá notificar o São Paulo quando ocorrerem tais transações que possam fazer ativar o mecanismo para o time do Morumbi.

Jogadores que saem de Cotia vendidos, como Antony, ou mesmo os que saiam em litígio, como o meia Oscar, caso sejam transferidos novamente em seus clubes sempre irão gerar uma porcentagem ao São Paulo, por ser um dos clubes de formação. Assim atua o mecanismo de solidariedade, que já beneficiou o Tricolor em diversos momentos de sua história, ajudando a melhorar as receitas do clube.

Ao jornal Lance!, o CEO da empresa, Marcelo Nadler, falou sobre a novel parceria com o Tricolor.

“Para a Rede do Futebol, é uma honra muito grande ter essa parceria com o São Paulo Futebol Clube. É um clube gigante. É um prazer poder colaborar e ajudar um clube que investe tanto nas categorias de base”, disse ele.

Confira a matéria completa do Lance! clicando aqui.

Compartilhe esta notícia