São Paulo é o clube brasileiro com mais atletas nas principais ligas do mundo

Foto: São Paulo FC

Um estudo apresentado pelo CIES (Centro Internacional de Estudos do Esporte) revelou que o São Paulo é o clube brasileiro com mais atletas revelados na principais ligas de futebol do mundo. Segundo o estudo, a liga brasileira é a segunda que dá mais chances a jogadores com menos de 21 anos, atrás apenas da liga argentina.

Os números apresentados mostram que 9,4% dos atletas no futebol brasileiro estão abaixo dos 21 anos: “Sendo assim, não é surpresa notar que as ligas onde os mais jovens jogadores tem o maior número de jogos são também aquelas que exportam mais jogadores: Brasil, Argentina e França“, destacou o instituto no relatório final.

Dentro deste cenário, a categoria de base de Cotia vem se destacando. Na análise feita pelo CIES, 49 atletas foram formados pelo Tricolor e atuam nas 15 principais ligas de futebol mundial. Nas primeiras posições estão os rivais argentinos Boca Juniores e River Plate, seguidos pelo Deportivo Cali-COL e Barcelona-ESP.

O estudo também revelou como o Tricolor utiliza os atletas criados em Cotia. Segundo o instituto, apenas 1/5 dos jovens formados nas categorias do time são utilizados no time profissional, enquanto 52,8% são vendidos ou quebram contrato para atuar na Europa e 1/4 atua em outras equipes do futebol brasileiro.

O retrato do Tricolor é semelhante ao do futebol nacional. Apenas 18,4% dos jogadores são utilizados pelos próprios clubes formadores. Os dados também revelaram outros dois pontos interessantes:

  • apenas 9,8% dos jogadores que atuam no futebol brasileiro nasceram em outros países;
  • 31,6% dos jogadores que jogam no país estão acima da casa dos 30 anos.

Confira o estudo completo, clicando aqui.

Siga o Arquibancada Tricolor em suas redes sociais e acompanhe o que de melhor acontece no São Paulo FC
Instagram
YouTube
Twitter
Canal no Telegram
Conheça a nossa Loja
Confira as Últimas Notícias do Tricolor

Compartilhe esta notícia