Nesta série especial de textos do Arquibancada Tricolor, conheça todos os jogadores do time profissional de basquete do São Paulo Futebol Clube para a temporada 2023/2024.
A princípio, o Tricolor Paulista disputa/disputará as seguintes competições: Campeonato Paulista (estadual) e Novo Basquete Brasil (nacional). Caso fique entre os oito primeiros no 1º turno do NBB, a equipe disputa também a Copa Super 8 (nacional).
Sobre a Basketball Champions League Américas (continental), o imbróglio entre CBB (Confederação Brasileira de Basketball) e LNB (Liga Nacional de Basquete) faz com que os representantes ainda não estejam definidos. A princípio, o time estava classificado por ser o vice do NBB e ficar com uma das vagas de Franca.
Elenco:
- Henrique Coelho
- Ricardo Fischer
- Corderro Bennett
- Malcolm Miller
- Betinho
- Dominique Coleman
- Lucas Siewert
- Tyrone Curnell
- Ralfi Ansaloni
- Vitor Faverani
Hora de falar dos “grandalhões” que têm o trabalho de comandar o garrafão do Tricolor, além de serem importantes em diversos quesitos para o time: Ralfi Ansaloni e Vitor Faverani.
Ralfi Ansaloni
Natural de Belo Horizonte/MG, Ansaloni está em seu segundo ano no São Paulo. Na temporada passada, principalmente na reta final das competições, foi de suma importância para o time, quando se tornou uma das principais opções como pivô e ajudou o Tricolor a chegar na final do NBB, terminando com o vice-campeonato nacional.
O jogador de 34 anos e 2.11 passou por diversas equipes do basquete brasileiro. Entre elas, Rio Claro, Minas, Pinheiros, Botafogo e Fortaleza, seu último time no Brasil antes de defender o Pichincha, da Bolívia, em 2022, e retornar ao país para jogar no São Paulo. Desde então, o jogador vem evoluindo e se tornando cada vez mais importante para o grupo.
Ralfi é um dos poucos pivôs clássicos que conseguiu se sobressair no Tricolor desde a retomada da modalidade, muito por conta do estilo de jogo da equipe e das possibilidades que oferece aos companheiros. Suas médias no último NBB foram de 8,2 pontos e 4,6 rebotes em 43 jogos. Ademais, seu aproveitamento nos chutes de três também chamou a atenção, com bons 37,8% de coversão.
Vitor Faverani
Faverani é o jogador com menos tempo de clube no atual elenco. Isso porque o pivô de 35 e também 2.11 chegou em agosto, sendo anunciado como terceiro reforço da equipe para a temporada 2023/2024. Com uma carreira sólida construída na Europa, o experiente jogador acumula passagem por grandes times, como Valencia, Málaga, Murcia e Barcelona, na Espanha, e Maccabi Tel Aviv, de Israel.
Além disso, Faverani também é um dos brasileiros que atuou na NBA, tendo vestido a regata do Boston Celtics entre 2013 e 2014, mas encerrando a curta passagem por conta de problemas físicos. Posteriormente retornando ao Velho Continente, o atleta voltou ao Brasil para atuar no Flamengo em 2021 e ficou até a temporada passada, quando também sofreu com lesões e pouco jogou.
Ainda aprimorando o condicionamento, o pivô pode ser importante como uma opção a Ansaloni, ajudando na deficiência do time em rebotes e presença no garrafão. A saber, seus números no último NBB foram 7 pontos e 2,8 rebotes de média em apenas 11 jogos.
Receba notícias do SPFC no WhatsApp e Telegram.
Siga-nos no Instagram, no YouTube e no Twitter.