Conheça o time 23/24 do Basquete Tricolor – parte 1: Coelho e Fischer

Foto: Rubens Chiri / São Paulo FC

Nesta série especial de textos do Arquibancada Tricolor, conheça todos os jogadores do time profissional de basquete do São Paulo Futebol Clube para a temporada 2023/2024.

A princípio, o Tricolor Paulista disputa/disputará as seguintes competições: Campeonato Paulista (estadual) e Novo Basquete Brasil (nacional). Caso fique entre os oito primeiro no 1º turno do NBB, a equipe disputa também a Copa Super 8 (nacional).

Sobre a Basketball Champions League Américas (continental), o imbróglio entre CBB (Confederação Brasileira de Basketball) e LNB (Liga Nacional de Basquete) faz com que os representantes ainda não estejam definidos. A princípio, o time estava classificado por ser o vice do NBB e ficar com uma das vagas de Franca.

Elenco:

Vamos começar com os dois armadores principais do time: Henrique Coelho e Ricardo Fischer.

Henrique Coelho

O camisa 10 do Basquete Tricolor vem para sua terceira temporada no clube e, até aqui, acumula dois títulos – Campeonato Paulista 2021 e Basketball Champions League Américas 2021/2022. Coelho tem 30 anos, 1.84 de altura e começou no Uberlândia, passando posteriormente por Minas, Franca, Botafogo e Cerrado antes de chegar ao São Paulo em 2021.

Sendo importante em muitos momentos na rotação e substituindo Elinho desde o início dos jogos quando o armador titular se lesionava, o atleta tem tudo para somar ainda mais minutos na temporada. Seu estilo de jogo consiste na cadência, mas também na explosão, já que uma de sua características é partir para cima de espaços. Além disso, seu chute do perímetro é outra de suas armas.

No último NBB, Coelho teve médias de 17,7 minutos em quadra, 7,9 pontos, 2,2 assistências, 2,2 rebotes e 28% nas bolas de três em 43 jogos. Agora, com a saída de Elinho, Coelho “briga” para ser o armador principal da equipe de Bruno Mortari, que conta também com nosso próximo destaque.

São Paulo x Mogi
Rubens Chiri/São Paulo FC

Ricardo Fischer

Recém-chegado ao São Paulo, Fischer foi a primeira contratação para a temporada 2023/2024. O armador de 32 anos tem 1.85 de altura e defendia o Flamengo. Anteriormente, passou por clubes do basquete nacional, como Corinthians, Brasília, Bauru e São José. Já no basquete internacional, passou por Bilbao Basket (ESP), GMAC Bologna (ITA), Besiktas (TUR) e Club Sion-Herens (SUI).

Campeão do Pan-Americano de 2015 com a Seleção Brasileira, o jogador, além de criar oportunidades aos companheiros, também é um pontuador e tem uma forte liderança. Ele chega para suprir, portanto, a saída de Elinho como mais um armador no time e fica ao lado de Coelho como opção na posição de regente do Tricolor.

Na temporada passada, suas médias foram de 23,3 minutos por jogo, 10,4 pontos, 4,4 assistências, 3,1 rebotes. Sobre aproveitamento, o seu foi de 48,8 dos pontos e 36,4% nas bolas triplas em 23 partidas pelo Flamengo já em 2023. Ainda mais, Fischer disputou a primeira metade no NBB, em 2022, pelo Brasília, e teve médias de 31 minutos em quadra, 14,3 pontos e 5,4 assistências.

São Paulo x Mogi
Rubens Chiri/São Paulo FC

Parte 2 -> Bennett e Miller

Receba notícias do SPFC no WhatsApp e Telegram.
Siga-nos no Instagram, no YouTube e no Twitter.

Compartilhe esta notícia