#ColunaAT – Férias para Copa América? Sério, mesmo?

A Coluna do Felipe é publicada às quintas-feiras pelo Felipe Morais e sempre trará detalhes sobre a rica história do Tricolor! Clique aqui e veja todas as edições da coluna.






Amigos tricolores.

Quem me acompanha por aqui, sabe que eu invariavelmente faço um paralelo do futebol com  o mundo corporativo, onde eu atuo desde 2001. Eu acho engraçado demais: Se eu entregar dois ou três planejamentos errados ou que o cliente não aprove, eu sou demitido na hora, mas, jogador de futebol é a única profissão do mundo onde a incompetência, em muitos casos, é aplaudida e leva o jogador, a um patamar melhor.

Tem jogador que faz “biquinho”, briga, faz panela no time e ainda é vendido para outro time, para ganhar um salário maior e levar um bom dinheiro com o percentual que tem do seu passe, ou seja, no futebol, em muitos casos quanto mais pior você for, mais beneficiado será.

Não só eu, mas você, amigo(a) leitor(a) sabe que se você não fizer bem o seu trabalho é demissão. No São Paulo não, é folga! O time poderá ficar 10 dias – espero que até esse post ser publicado isso mude, mas por hora é isso – de folga. Serão 10 dias de paz, viagem, dinheiro na conta. Talvez todos viagem para fora do país, assim a chance de encontrar um torcedor é bem menor do que se um jogador for no cinema no shopping ao lado do CT, por exemplo.

Eles não aguentam as piadas pelo WhatsApp ou Redes Sociais, não devem ser eles quem postam em seus perfis, devem ter um assessor, já que esses jogadores são estrelas, com segurança, assessor, empresário e sei lá mais o que. Nem devem ver o que as pessoas falam em seus perfis, até porque nem precisa, devem saber muito bem o que ocorre! Eles tem tudo a sua volta, dinheiro, fama, mulheres, regalias e o que precisam fazer em troca? Jogar bola, mas não o fazem!

Jogador tem futuro garantido

Enquanto escrevo esse artigo, assisto a um programa esportivo. Os apresentadores, questionam Lucas Lima, do time da Tia Leila. Mais 3 anos de contrato, salário de mais de 1 milhão por mês na conta. Façam as contas, entre salário e 13º são mais de 40 milhões de reais. Daqui 3 anos, ele se, quiser, se aposenta. Se ele pegar esse dinheiro e aplicar mal, em uma poupança, por exemplo, dá um rendimento de pouco mais de 300 mil reais ao mês.

Um salário que muitos de nós não terá em um ano, esse cara terá, com menos de 40 anos. Isso se ele não, acabando seu contrato, ir para algum time nos EUA, China ou Arábia e colocar mais alguns milhões na conta para entrar em campo e dar toque de lado. Mas o que Lucas Lima tem a ver com o São Paulo? Bem, vamos ver como estão jogando Nenê, Bruno Peres, Hudson, Reinaldo, Jucilei, Everton, Everton Felipe, Calazans (desculpem, mas atacante com ZERO gols, não tem como levar em consideração), Gonzalo Carneiro (que saiu do São Paulo, mas ficou um bom tempo lá) ou Biro Biro (esse é a maior piada do Sr. Rai). E tem ideia quanto esses caras ganham por mês? Não é o que Lucas Lima ganha, mas é muito mais do que todos nós! E agora, Leco e Cia, vão dar férias, isso mesmo, férias para esse “timaço”.

Estamos bem!

O São Paulo é líder do campeonato, ganhou títulos esse ano e no ano passado foi uma excelente temporada! Estamos jogando tão bem, que até Zidane quer vir para o Brasil ver como o São Paulo joga para implementar o mesmo esquema no Real Madrid. E o Marcelo que se cuide, o Real Madrid lhe deu carta branca, pois Reinaldo está na mira dos Merengues! Sabe o que é pior? Eu visualizo isso como sendo algo que realmente passa na cabeça do Leco e sua trupe.

Férias é o ca…

É bem isso mesmo! A torcida cansou! Tenho certeza que falo isso em nome dos 22 milhões de torcedores (excluindo a meia dúzia de Torcida PlayStation) cansados de ser motivo de chacota dos amigos que torcem para os outros times. Meus amigos gambás e Peppas, nem me zoam mais. Tem dó! Eles se zoam entre eles, comigo, preferem falar de outros assuntos, menos futebol.

Assistindo a TV, vejo uma declaração, agora do Vanderlei Luxemburgo “folga de no máximo 3 dias. Quem tem elenco e está lá na frente, que dê 13 dias, nós, daremos 3 porque estamos na briga lá embaixo”. O São Paulo ainda não está brigando no Z4, mas isso não é nenhuma vantagem. Escrevo esse artigo antes do jogo contra o Galo. Atualmente temos 13 pontos em 8º. O Vasco, com 6 está em 18º, por isso, o medo do “Luxa”, mas vale lembrar que dependendo do resultado o São Paulo pode cair de 8º para 11º. Só perder por mais de 2 gols que isso poderá ocorrer.

Paramos para a Copa América, no meio da tabela. E bem a parada da Copa, que vai “revolucionar o time”, que fará com que todos voltem a jogar o que sabem! E ainda querem dar 10, vejam bem, 10 dias de férias para esses caras? Eu achei que estava lendo notícias do São Paulo e não uma piada do São Paulino Fábio Rabin, um dos melhores comediantes do país! Dar 10 dias de folga, parece mais um texto do seu brilhante show (fica a dica para quem mora em São Paulo) do que uma realidade de um time que tem no comando do futebol um dos maiores jogadores da história do São Paulo, Sr. Raí.

Estão de férias desde Janeiro!

O São Paulo foi para a Flórida Cup e não voltou ainda na Disney! Não é possível que um time com Volpi, Arboleda, Bruno Alves, Hernanes, Pato, Tchê-Tchê, Anthony jogue tão, mas tão mal! É só porque não tem um camisa 9? O que adianta ter um camisa 9 se a bola não chega? Porque ter um camisa 9 se o pontas Toró/Anthony vão cobrir os laterais Hudson e Reinaldo, que não sabem cruzar? Esse camisa 9 vai chutar em gol? Porque não adianta vir o CR7, Messi, Luiz Soares ou Salah se não chutar ao gol, não marca!

Ao menos eu aprendi que no futebol é assim, não sei se os jogadores do São Paulo se lembram disso, na verdade, não sabem, pois ao ver pelos jogos, eles querem fazer o gol de diversas formas, menos, chutando ao gol. Como eles farão? Bem, nem eles sabem…


Felipe Morais. Publicitário, apaixonado pelo São Paulo Futebol Clube. Sócio da FM Planejamento, Palestrante sobre marketing digital, comportamento de consumo e inovação. Autor dos livros Planejamento Estratégico Digital (Ed. Saraiva) e Ao Mestre com carinho, o São Paulo FC da era Telê (Ed Inova) – www.livrotele.com.br

*A opinião do colunista não reflete a opinião do site

Foto: Rummens

Comente com sua conta do Facebook: