Tiago Volpi
Foto: Rummens

Dois tempos é a coluna do Mário Pravato, publicada no Arquibancada Tricolor desde 2017, abordando tudo sobre o Tricolor Paulista.

Esta coluna começa com um tweet fantástico do gênio Milton Neves, que representa a minha opinião sobre o time do São Paulo, que não vence uma partida há 8 jogos, desde o ano de 2020…

Time de acomodados

O São Paulo é um time de acomodados e isso não é de hoje. O CCT da Barra Funda é um grande Resort, onde normalmente o salário está em dia, você tem instalações de primeiro mundo em comparação a 99% dos outros times brasileiros e querendo ou não, o time ainda frequenta a ponta de cima da tabela e as vezes disputa uma Libertadores.

Um time mediano, para não dizer medíocre, já que possuem o mesmo significado, mas que poderá machucar alguns torcedores que torcem mais pelos jogadores, do que para o próprio São Paulo FC.

Como vocês já estão acostumados a ler em minhas colunas, volto a lembrar que o São Paulo está falido, quase virando um Vasco da vida, não falta muito para termos o risco de ter a luz cortada no Morumbi, Cotia ou Barra Funda… Com isso, não dá para manter um elenco tão inchado como este, com jogadores meia-boca e que ganham muito. Bora limpar isso tudo? Acompanhe a minha reconstrução.

Goleiros

O São Paulo tem uma oportunidade única de fazer dinheiro aqui. Tiago Volpi ainda tem um certo valor de mercado, quem sabe o mercado mexicano não o quer de volta? Junto com Volpi, Jean parece ter mercado na Europa. O São Paulo não é lugar para moleque, espero que o caro investimento de 2018 seja recuperado, ainda mais agora, quando o goleiro teve um bom destaque no Atlético-GO.

Temos Lucas Perri, Thiago Couto e Júnior, todos oriundos da base. Perri seria meu titular e eu iria até o Goiás, e ofereceria os direitos econômicos de Shaylon e mais 1 milhão de dólares, pelo goleiro Tadeu, sem dúvida nenhuma o melhor do Brasileiro 2020. Tadeu seria uma boa sombra para Perri, já que é mais velho (28 anos) e com certeza não tem um salário de meio milhão de reais por mês.

Laterais

Aqui é ainda mais fácil: Juanfran vai embora após o fim do contrato e todos sabem que Igor Vinicius e Léo não reúnem condições mínimas para serem jogadores do Tricolor. Podem ser dispensados, ou envolvidos em alguma negociação. O mesmo serve para Reinaldo, que muitos dizem ser um dos líderes do grupo. Com certeza deve ser um líder meia-boca. Será que nenhum clube chinês se interessaria por um lateral que pode ser chamado de “KING”naldo?

Com Lucas Sena, Welington e Patryck, o São Paulo tem bons nomes vindos da base. Não sei quem será o novo técnico do São Paulo (até o fechamento desta coluna, o tão aguardando anúncio de Hernán Crespo ainda não havia acontecido), mas com certeza o novo técnico conseguiria indicar algum nome interessante.

Não sou especialista em Série B, mas não custa dar uma olhada em alguns nomes da Chapecoense, Cuiabá, Ponte Preta, América-MG e etc?

Zagueiros

Mais uma limpa, vamos aproveitar que Arboleda e Bruno Alves estão com 29 anos e ainda tem valor de mercado. Dá para fazer uma boa grana com ambos, além da redução da folha salarial. Diego Costa e Rodrigo podem ser emprestados e Walce quando estiver recuperado, é jogador para ser mantido no elenco.

A zaga é uma posição complicada. Rolam boatos que Maicon e Miranda poderiam voltar, eu acho que ambos ainda tem lenha para queimar no futebol brasileiro, mas em hipótese alguma eles poderiam ganhar mais do que 200 mil reais por mês. Quando eu vejo um jogador voltando da China, eu só me lembro de Ramires, que só tirou dinheiro do Palmeiras e Hernanes, que desde que voltou, nunca conseguiu estar bem fisicamente.

De novo bato na tecla da Série B: será que não tem um zagueiro minimamente aceitável? E os zagueiros no mercado estrangeiro? Um dos melhores zagueiros do Brasil, Kannemann do Grêmio, jogava no Atlas do México…

Meio de Campo

Tchau para Daniel Alves, Hernanes, Tchê Tchê e Liziero. Já pensou no tamanho da redução salarial apenas com a rescisão dos 3 primeiros? Talve até mesmo dê para negociar Tchê Tchê com alguém, quem sabe não conseguimos enganar algum time desesperado? Liziero tem mercado na Europa, vamos negociá-lo antes da próxima contusão!

Em um segundo momento, eu visitaria Barcelona e Real Madrid e tentaria levantar pelo menos 20 milhões de euros vendendo a dupla Gabriel Sara e Igor Gomes. Será que não é possível?

Dos meias e volantes, sobrariam Luan e Rodrigo Nestor, titulares para o ano de 2021 e que o próximo treinador se vire para remontar o nosso meio. Existem bons talentos em times menores e também no mercado sul-americano.

Ataque

Aqui ficou ainda mais fácil: ficam Luciano e Galeano e todo o restante pode ir embora. Nenhum torcedor merece ter mais uma temporada com Pablo, Tréllez, Carneiro, Rojas, Boia e Vitor Bueno. Dá para fazer caixa com alguns e com certeza nos livrar de um dos piores nomes que já passaram pelo ataque do Tricolor.

O Vasco, sem dinheiro, sem condição alguma, encontrou Cano e Benítez, não é possível que o São Paulo não tenha uma rede de olheiros para encontrar esses jogadores. O Internacional achou também Thiago Galhardo, depois do jogador rodar vários times nos últimos anos.

Precisamos de outros Lucianos, não só no ataque, mas também nas demais posições do time. Chega de medalhão vindo da Europa/China recebendo mais de 500 mil reais por mês. Chega de jogador jogando com nome, como por exemplo tivemos Alexandre Pato, com um custo altíssimo e um benefício minúsculo.

Chega de perninhas e bracinhos, precisamos reconstruir o São Paulo, precisaremos ter um 2021 modesto, para que o São Paulo não se transforme no Cruzeiro Paulista.

Como estamos cansados de repetir: SALVE O TRICOLOR PAULISTA!


*A opinião do colunista não reflete a opinião do site