Crítica Semanal – Exageros histéricos

Foto: Rubens Chiri/saopaulofc.net

Após menos de uma semana de treinamentos, o São Paulo iniciou sua temporada de 2019 na Flórida Cup. Foram duas derrotas com direito a 11 substituições nos intervalos contra Eintracht Frankfurt (Alemanha) e Ajax (Holanda), o que foi suficiente para alguns torcedores utilizarem as redes sociais com críticas a todo o trabalho, inclusive ofendendo jogadores. O recém-chegado goleiro Tiago Volpi, por exemplo, desabilitou os comentários em sua conta no Instagram.

Tenho dito aqui há algum tempo que o longo tempo sem títulos é um problema gravíssimo para um clube do tamanho do São Paulo e, claro, em momentos assim, os ânimos ficam muito exaltados. No entanto, definir que atletas e o técnico serão um fracasso com base na Flórida Cup é apenas um maldoso, histérico e medroso exagero.

Além do torneio ser amistoso, trata-se de um período de pré-temporada, em que diversos jogadores estão aquém do seu potencial físico, enquanto o técnico André Jardine está justamente testando opções, não apenas de qual será seu “time titular”, mas também de situações de jogo, opções de mudança, de sistemas de jogo e demais detalhes.

Alguns podem argumentar que o Flamengo vive a mesma situação e foi campeão do torneio. Além de lembrar que a equipe carioca que atuou nos Estados Unidos foi praticamente a mesma que terminou o Campeonato Brasileiro em 2018 (portanto, entrosada), cabe ressaltar que o São Paulo também foi campeão da mesma competição em 2017 e, naquele ano, brigamos para não cair no Brasileirão.

Portanto, ser profeta do Apocalipse nesse momento é apenas mais uma forma de atrapalhar o já pressionado ambiente Tricolor. Em qualquer lugar do mundo, equipes levam tempo até demonstrarem organização após troca de treinador e chegada de sete atletas.

É hora de apoiar. Sábado o time estreia no Campeonato Paulista contra o Mirassol. Temos uma equipe melhor que a de 2018 e treinada por André Jardine, técnico extremamente vencedor na base, com conceitos modernos, ofensivos e audaciosos. A temporada tem tudo para nos dar alegrias. Ofender nossos jogadores e chamar o Jardine de estagiário pela internet não vai ajudar em absolutamente nada.

Que tal parar de se lamentar na internet e ir ao Pacaembu no sábado?

Foto: Rubens Chiri/saopaulofc.net

Compartilhe esta notícia