Resenha SPFC – O efeito Cuca

Foto: Rubens Chiri / saopaulofc.net

A coluna Resenha SPFC é escrita pelo Renan Aquino e será publicada semanalmente, contendo muita análise sobre o Tricolor! Confira aqui o índice da Coluna.

O ano começou há 53 dias e o São Paulo Futebol Clube joga no próximo (24/02) a esperança de um ano novo. Para não dizer que absolutamente nada foi entregue este ano, eu lembro do 2º tempo contra o Mirassol, mas como nosso nível de exigência deve – independente da fase – permanecer intacto – mantenhamos na estaca zero.

Neste domingo, o técnico ainda será o interino Mancini e mesmo este ressaltando que a formação e o time em campo será definido por ele, já teremos o dedo do novo técnico à partir de 15/04 – quiçá antes – Cuca.

Os dois volantes leves e um saindo mais para o jogo faz parte daquilo que a torcida pede insistentemente nas redes sociais e no estádio, mas não foi ouvida e se revoltou contra um técnico que conhece a base do SPFC melhor do que ninguém. É importante destacar que por diversas vezes essa dupla de volantes – Luan e Liziero – não pôde ser colocada em prática por convocação e lesão, respectivamente. Entretanto a reclamação maior é a falta de tentativa de “fazer diferente”. Mancini – na minha opinião – através do Cuca já inicia no domingo este novo modelo de jogar.

Outro ponto desta mudança é a eminente retirada de espaço de alguns atletas que tiveram sua importância (insuficiente) em 2018. Diego Souza é o primeiro da lista. A imprensa diz que Cuca quis ele no elenco do adversário a alguns anos atrás, algo completamente desconexo. Se um jogador de futebol muda sua entrega em um semestre, o que dirá em 3 anos?

O próximo da lista é Nenê, mas este facilitará as coisas mais ainda. Primeiro porque não sabe lidar com o banco e ainda porque é pseudo-líder. Ao perceber sua falta de espaço com os demais, vai arrumar sua malinha e logo logo retorna para um time do seu nível.

Pato não virá; apesar da identificação na primeira passagem acredito que seja a melhor coisa a acontecer agora. Pato não tem por característica ser um cara que muda o time, e hoje o São Paulo precisa de mudança. Jogadores hoje como Aloísio Chulapa e, principalmente, Calleri seriam mais importantes.

Seguindo, a torcida para o jogo será grande, mas a torcida para esses dias que antecedem a chegada do Cuca serem de paz e limpeza do elenco serão maiores ainda.


Renan Aquino, são-paulino desde 1991 por culpa de Telê, Raí e do meu pai (que me deixou escolher a melhor opção). Empresário na área de qualidade de vida e saúde, pai de duas meninas e lateral-esquerdo nas horas vagas.

*As opiniões expressas aqui são de responsabilidade do autor do texto, e não refletem a opinião do site

Receba notícias do SPFC no WhatsApp e Telegram.
Siga-nos no Instagram, no YouTube e no Twitter.

Foto: Rubens Chiri / saopaulofc.net

Compartilhe esta notícia