TRIbuna do Braga – Hora de mudar

Foto: Rummens

A TRIbuna do Braga é escrita pelo Rodrigo Braga em todas às sextas.

O São Paulo vive um dos momentos mais tristes da sua história vitoriosa.

Mas também não adianta agora todos ficarem só lamentando o que passou e chorando pelos cantos. É em horas como essa, de fundo do poço, que os clubes precisam ter a clareza (e até a humildade) de saber recomeçar. Seja dentro de campo, seja nas práticas da direção. Em campo, por exemplo, o buraco criado pela eliminação na Libertadores dá mais tempo para o time enfim se arrumar. E, na minha opinião, é preciso de uma vez por todas virar a chave desse São Paulo lento e previsível dos últimos tempos. Como?

Uma solução caseira e imediata é dar cada vez mais espaço para os jovens da base. Luan e Liziero no meio-campo titular, por exemplo, já são quase unanimidade entre os que avaliam o time. Eu iria além: trocaria os laterais e fixaria Antony no ataque no lugar de Everton (que acabará saindo agora por mais uma lesão, mas já merecia o banco faz tempo).

O São Paulo tem uma base vitoriosa e de muita qualidade (e que não deveria servir apenas para fazer dinheiro). E se não for para dar confiança e rodagem para esses garotos agora no Estadual, vai dar quando? Fora de campo, os problemas estão evidenciados. Separar o futebol do social do clube e de suas picuinhas provincianas e interesses pessoais dos conselheiros, é urgente. Gestão profissional o quanto antes. E marketing, pelo amor de Deus!!! Até quando o São Paulo vai tratar esta ferramenta tão primordial do século 21 de forma tão amadora e desleixada? Se pelo menos lá do fundo do poço atual, essa diretoria tiver a humildade de enxergar que foi atropelada pelos rivais e ao menos começar a fazer dessa crise uma oportunidade para voltar a crescer, nosso sofrimento não terá sido todo em vão.

Perigo

Não bastasse a humilhação na Libertadores, tem mais risco à frente na tumultuada temporada são-paulina. Faltam 5 jogos para fechar a fase de classificação do Paulista, e o Tricolor – hoje fora da zona de classificação com uma campanha pífia de 3 vitórias e 4 derrotas – não tem nenhuma molezinha pela frente. Além do clássico com o Palmeiras no Morumbi na penúltima rodada, encara, pela ordem, Red Bull (C), Bragantino (F), Ferroviária (C) e Ituano (F). Todos estão brigando por classificação nos seus respectivos grupos, sem falar que atualmente jogam um futebol melhor que o São Paulo apresentou até o momento. É bom todo mundo abrir bem o olho para evitar mais uma vergonha pra coleção.

Bom sinal

Gostei da entrevista do Cuca na apresentação. Mostrou que apesar da ausência até abril no dia a dia, já vai dar suas opiniões no planejamento e mesmo no time comandado por Mancini. E já pediu reforços. Pato, apesar de bom jogador e com moral alta no clube, não é exatamente o que precisamos agora, e o novo treinador já sinalizou isso. Preparem-se: vem aí um outro perfil de reforços.

Diferença

Cuidado com as comparações do Cuca de 2004 – primeira passagem pelo clube – com o de agora, 15 anos depois. Além dos momentos distintos, vale lembrar que naquela época o presidente do São Paulo era o saudoso Marcelo Portugal Gouvêa. Já agora, bom, vocês sabem…

Apoiado

A torcida tem todo o direito de protestar sobre o momento do clube, desde que sem violência e vandalismo, como tem feito até o momento, por sinal. É a hora de todos participarem ativamente da forma que puderem. Se calar, agora, significa compactuar com tudo que está aí.


Rodrigo Braga. Tenho 40 anos, sou um paulista, paulistano e são-paulino radicado em Santa Catarina, onde há mais de 20 anos atuo como jornalista. Fui editor de esporte e participei de coberturas de Copa do Mundo, Jogos Pan-Americanos e outros eventos internacionais. Sou louco por futebol, mas, principalmente, sou louco pelo São Paulo Futebol Clube.

*As opiniões expressas aqui são de responsabilidade do autor do texto, e não refletem a opinião do site

Receba notícias do SPFC no WhatsApp e Telegram.
Siga-nos no Instagram, no YouTube e no Twitter.

Foto: Rummens

Compartilhe esta notícia