Foto: São Paulo FC

Há 23 anos, o São Paulo decidia o Paulistão Feminino, na época conhecido como Paulistana, contra justamente o rival Santos, sagrando-se campeão do estadual pela primeira vez na história. Esse foi o primeiro encontro entre as equipes em uma decisão por título feminino e o último.

Na história do futebol feminino brasileiro, o clássico ‘SanSão’ já aconteceu dezessete vezes, sendo seis vitórias do Tricolor, sete empates e quatro derrotas sofridas. Apesar do confronto reunir duas equipes com grandes elencos em suas histórias no futebol feminino, em outros anos em que estiveram presentes em competições oficiais disputadas pelas equipes principais, os times não voltaram a se enfrentar em nenhuma decisão por título. Em todas as outras oportunidades, os clubes se encontraram apenas em fases classificatórias ou decidindo vaga para a final de um torneio.

Na ocasião de 1997, o São Paulo encarou o seu primeiro compromisso oficial após formar uma verdadeira seleção de craques para disputar o campeonato. Não por acaso, o time venceu o torneio com uma campanha de impressionar. Foram dezesseis jogos disputados, com apenas um empate e duas derrotas sofridas. No total, o Tricolor marcou 76 gols e sofreu 17. A artilheira da equipe e do campeonato foi Kátia Cilene, que balançou as redes 35 vezes.

O jogo final foi decidido em duas partidas no Estádio do Ibirapuera, onde o São Paulo empatou o primeiro jogo com o Santos, em 1 a 1, e venceu na grande decisão por 4 a 1, sendo três gols marcados por Kátia Cilene e um por Karin.

O primeiro título ficou marcado eternamente na história do futebol feminino Tricolor com uma equipe formada por 22 atletas e escalada para a final pelo técnico José Duarte com: Didi; Karina, Juliana Cabral, Tati e Andréia Camargo; Formiga, Cidinha, Sissi e Suzana (Talita); Karin e Kátia Cilene.

Neste sábado (19), o São Paulo reencontra o seu rival e busca o troféu da Copa Paulista, às 16h, no Morumbi. As meninas estão com a responsabilidade de reverter o placar de 2×0 que levaram das sereias no último domingo na Vila Belmiro. O jogo terá transmissão da FPF TV via MyCujoo.

Fonte e Foto: São Paulo FC
Texto: Ariadny Brito (Instagram: @ariadnybrito)