Time feminino de futebol: O que aprender com as atletas

Foto: Gabriela Montesano / São Paulo FC

Os jogos femininos estão cada vez mais competitivos, entenda como as mulheres do esporte estão em constante evolução

Cada vez mais as mulheres conquistam seus espaços no cenário do futebol mundial. No Brasil, as ligas femininas estão forradas de competitividade e principalmente de respeito.

As futebolistas brasileiras vêm dando um show de superação e amor ao esporte. Conheça os principais ensinamentos que os jogadores devem aprender com as jogadoras.

As mulheres no Futebol atual

O futebol feminino está cada vez mais conhecido, uma forte evidência disso é o grande aumento de espectadores a partir da Copa do Mundo Feminina 2018. Com um jogo mais limpo e sem enrolações, as mulheres vem dando aulas no campo.

Segundo Jill Ellis, treinadora dos EUA, a expansão da categoria feminina permitiu um crescimento considerável tanto para as equipes, quanto para as jogadoras. O aumento na competitividade deixa a competição mais emocionante, atraindo cada vez mais a atenção dos amantes de futebol.

Consequentemente, com a popularidade da modalidade feminina, grandes marcas estão correndo atrás de investir cada vez mais no esporte. Fato que está motivando ainda mais as mulheres em campo.

As atuais jogadoras ficam até surpresas com o avanço do cenário e constantemente apontam como foi difícil a conquista do espaço delas. A cerca de 20 anos atrás, as mulheres nem sequer podiam sonhar com o futebol de hoje.

A inclusão das mulheres no futebol é essencial para pavimentar o mercado. Até porque alguns times masculinos, como o São Paulo, vem demonstrando uma má atuação no Brasileirão.

Caso bem diferente do Tricolor feminino, que se posiciona em 3º lugar da mesma liga, só que das mulheres, é claro.

Mesmo com todos os desafios, as mulheres jamais pensaram em desistir do sonho de ter seu espaço. E se perguntar para qualquer uma delas, sem dúvidas valeu a pena.

O grande detalhe é que a batalha ainda não terminou. Cada vez mais elas almejam serem reconhecidas de igual para igual se comparado com os homens.

Falar que não existe descriminação com futebol feminino, é se fingir de cego.

Recentemente, a jogadora italiana Girelli recebeu críticas que questionam a capacidade das mulheres em campo, do tipo “volte para a cozinha”. Porém, refutou o seguinte sobre o comentário: “Antes eu me incomodava, agora eles me fazem rir muito”.

Olhando bem, conseguimos observar que as mulheres futebolistas são extremamente guerreiras, pois o futebol feminino quebrou imensas barreiras com sua persistência. Se tem algo que os jogadores deveriam aprender com elas é a superação, pois a partir disso, a evolução será constante.

Jogadoras brasileiras que marcam a história do futebol feminino

Marta

Quando falamos de futebol feminino, aqui no Brasil, a primeira pessoa que passa em nossas cabeças, sem dúvidas é a jogadora Marta. Hoje, com 35 anos, a atleta continua atuando nos gramados, mas dessa vez pelo time do Orlando Pride, dos EUA.

Em sua carreira, carrega 21 títulos dos quais se orgulha muito! Entre eles estão:

  • Campeã da Copa do Brasil de futebol Feminino;
  • Campeã da Copa América Feminino;
  • Campeã da Copa Libertadores Feminino;
  • Campeã da Liga dos Campeões Feminina;

A jogadora já se provou ser a maior goleadora do Brasil. Qualquer goleira se estremece em se deparar frente a frente com essa atleta.

Formiga

São Paulo goleia Pinda pelo Campeonato Paulista
Foto: Rubens Chiri / São Paulo FC

Miraildes Maciel, mais conhecida como Formiga, é uma grande futebolista brasileira. Com seus 43 anos, é a única mulher a participar de todas as edições da Copa do Mundo, somando um total de 7 campeonatos.

Hoje em dia atua como Volante no time do São Paulo e se destaca por sua ampla visão de jogo e facilidade em tomar a bola dos adversários. Em sua carreira, acúmulou grandes títulos, são eles:

  • 2x campeã dos Jogos Pan-Americanos de Futebol Feminino;
  • Campeã da Copa América Feminino;
  • 2x campeã da Copa do Brasil de Futebol Feminino;
  • Campeã da Liga Francesa Feminina.

Sua movimentação é impecável, o que faz Formiga ser uma das jogadoras mais desejadas do cenário brasileiro.

Cristiane

Cristiane
Fotos: Reprodução / Twitter do São Paulo

Com grande presença em campo, a artilheira Cristiane é um dos nomes mais aclamados no futebol. A jogadora é recordista de gols em jogos Olímpicos, fato que trouxe grande reconhecimento para a atleta.

Após passar por uma série de clubes, adquirindo grande experiência, a jogadora voltou a atuar nos clubes brasileiros, mais precisamente no São Paulo. Cristiane ficou feliz em voltar para o Brasil “É uma alegria muito grande e eu espero poder representar à altura do clube”. Agora a atacante faz parte do Santos.

A jogadora se destaca por apresentar grande agilidade e chutes potentes. Em sua carreira acumulou grandes títulos, entre eles:

  • 2x Campeã da Libertadores Feminina;
  • 3x Campeã da Copa América Feminina;
  • 2x Campeã da Taça alemã Feminina;
  • 2x Campeã dos Jogos Pan-Americanos de Futebol Feminino.

Hoje as mulheres representam uma grande parcela do futebol mundial. Aproveite que o Brasil é o país do futebol feminino e masculino e se divirta fazendo seus palpites na KTO apostas esportivas. As meninas estão com tudo por lá.

Compartilhe esta notícia