Capítulo 3: Luiz Araújo
Luiz Araújo nasceu em 2 de junho de 1996, em Taquaritinga, no interior de São Paulo. Canhoto, habilidoso, rápido, o atacante chegou na base do Tricolor em 2013 e foi campeão da Copa Libertadores Sub-20 em 2016, marcando 5 gols na competição (ao lado de David Neres) e foi um dos destaques da competição.
Na mesma temporada, subiu para o time profissional e em sua primeira temporada teve dificuldades para atuar devido ao bom primeiro semestre da equipe, que foi até as semifinais da Copa Libertadores e tinha como destaque o argentino Calleri. No segundo semestre a equipe tombou no Brasileirão e a pressão para evitar o rebaixamento caiu sobre os jovens e eles conseguiram competir e tirar a equipe da briga do Z4 – Luiz Araújo marcou o 4º gol na vitória contra o Corinthians que garantiu os 45 pontos para a equipe.
A temporada 2017 foi boa para o garoto. Com a chegada do técnico Rogério Ceni, o garoto passou a ser titular e conseguiu boas partidas – fez dois gols contra o Santos FC na Vila Belmiro tirando o tabu sem vitórias do Tricolor no estádio desde 2009.
Em junho, a gestão Leco precisando fazer caixa vendeu o atleta para o Lille da França por £ 18 milhões (cerca de 65,3 milhões na cotação da época). Sua passagem pelo Morumbi acabou com 49 jogos, 9 gols e 3 assistências.
No clube francês, o jogador disputou 4 temporadas e conquistou o título da temporada 2020/2021 do Campeonato Francês. Ao todo, ele tem 132 partidas com 18 gols e 8 assistências.
No final do ano passado, Luiz Araújo deu uma entrevista para o R7 e lembrou os momentos do São Paulo: “O São Paulo sempre foi um clube que tive muito carinho e que me deu oportunidades. Seria bom ter ficado e buscar um título com a equipe, mas creio que era uma boa hora para vir à Europa. Porém ainda acompanho algumas partidas e torço pra que conquiste títulos novamente. Se um dia aparecer uma chance que seja boa pra mim e pro clube também, terei a felicidade de vestir essa camisa tão pesada novamente.”.