O atacante Luciano chegou sob muita desconfiança no São Paulo nos idos de agosto de 2020. Em uma troca com o meia-atacante Everton, o camisa 11 do Tricolor foi contratado a pedido do então técnico Fernando Diniz, que trabalhou com ele no Fluminense, em 2018. Logo em sua estreia, contra o Bahia, o centroavante mostrou seu cartão de visitas com o gol que deu o empate ao São Paulo na 4ª rodada do Brasileirão. E essa vem sendo a tônica de Luciano no São Paulo: um jogador que corresponde com gols, mas perde muitos – e importantes – jogos.
É indiscutível a importância de Luciano no elenco do São Paulo. Artilheiro do Campeonato Brasileiro de 2020, com 18 gols em 31 jogos, além de Bola de Prata da Placar, o atleta é sempre aclamado pela torcida quando está em campo – por sua característica de entrega e de muitos gols. Foi assim, por exemplo, quando o time precisava sair da luta contra o rebaixamento, momento em que marcou dois gols na vitória sobre o Juventude. Bem assim, na final do Paulistão de 2021, quando fez o gol do título.
O grande porém da trajetória de Luciano pelo São Paulo são justamente as suas constantes lesões. Logo no seu ano de debute, o jogador perdeu a segunda semifinal contra o Grêmio, que eliminou o time da Copa do Brasil. Na reta final do Brasileirão de 2020, ficou de fora do momento mais importante do Tricolor – que acabou perdendo um título que estava sob o seu domínio. Ele também não esteve presente na primeira final do Paulistão de 2021, quando o Tricolor empatou no Allianz Parque com o Palmeiras.
2021, aliás, foi um ponto fora da curva na relação de Luciano com as redes. Após ser o artilheiro do ano anterior do Brasileirão, o atacante marcou apenas 4 gols na última edição. No ano, ele balançou a rede apenas em 10 oportunidades, ficando 3 gols atrás do contestado Pablo – que hoje defende novamente o Athletico. Após retornar de uma lesão no meio do ano, ele fez 1 gol em 17 partidas e ficou 11 jogos consecutivos sem marcar. O São Paulo irá para a sua quarta partida em 2022 e Luciano ainda não entrou em campo. Ele sentiu uma lesão na coxa e sequer fez pré-temporada com o restante do elenco.
Na temporada passada, o atacante perdeu 26 dos 70 jogos possíveis do São Paulo.
Confira o histórico de lesões de Luciano pelo São Paulo:
Dezembro de 2020 – Estiramento muscular (perdeu uma partida)
Dezembro de 2020 – Inflamação na perna esquerda (ficou quatro jogos fora; quando se recuperava, passou 25 dias em tratamento e perdeu a reta final do Brasileirão)
Abril de 2021 – Dores no adutor (perdeu um jogo)
Maio de 2021 – Estiramento na coxa esquerda (três partidas de fora)
Maio de 2021 – Dores na coxa esquerda (perdeu uma partida)
Junho de 2021 – Lesão na coxa esquerda (dois meses de fora)
Setembro de 2021 – Lesão no globo ocular (fora do jogo contra o América)
Novembro de 2021 – Lesão no punho (quase um mês de fora)
Janeiro de 2022 – Lesão na panturrilha (sem previsão de retorno)