CONMEBOL cria impasse comercial para clubes no mundo dos games

Caros Tricolores, Tri-Campeões Mundiais. O São Paulo estará presente no game FIFA 20, da EA Sports, à partir de 03 de Março de 2020. O Tricolor está incluso na nova atualização do game, que trará, de forma oficial, a Copa Libertadores da América.

O que acontece é que a confederação simplesmente se apropriou dos direitos de imagem em videogames (sim, este tipo de coisa existe) de todos os clubes que participam dos campeonatos continentais. Ou seja, ela detém o direito de ter o seu campeonato (neste caso, a Libertadores) de forma totalmente oficial. Porém, ela exige que a cessão de imagens de âmbito coletivo do clube (jogadores e treinadores) e de âmbito intelectual do clube (estádio, uniformes, mascote, etc.) seja toda feita de forma livre, gratuita.

Obviamente, os clubes vão lutar para receberem o que lhes é devido, porém há outro problema a se resolver: a concorrência. Como se sabe, clubes como São Paulo, Corinthians, Flamengo, etc., possuem contrato vigente com a Konami, produtora da série Pro Evolution Soccer, concorrente direto do FIFA, produzido pela EA Sports. Problema este que os clubes precisam resolver nas próximas semanas.

De certa forma, o fato de a confederação em si ter os direitos de imagem, tende a deixar mais fácil a satisfação dos consumidores. Para se ter uma ideia, quando uma produtora precisa fazer um novo game, ela precisa negociar os direitos de imagem individualmente, com cada jogador e com cada clube, de maneira separada e, com certeza, de forma complicada e demorada. Ah, neste caso, estamos falando do futebol brasileiro. Quando uma confederação ou uma liga detém tais direitos, a produtora do game negocia apenas com elas e já adquire o pacote completo.

Um exemplo disso é liga inglesa, que é 100% licenciada no FIFA 20, pois a EA Sports negocia diretamente com a Premier League (que é uma empresa, não só um nome de campeonato). A PL detém todos os direitos da liga inglesa, dentre eles os de jogadores, estádios, transmissão e etc.

A nova atualização do FIFA 20, com a Libertadores, será lançada no dia 03 de Março de 2020 para Playstation 4, Xbox One e PC.

Fonte: Globo Esporte

Foto: Divulgação

Comente com sua conta do Facebook: