Foco na Libertadores: quantos pontos o São Paulo precisa somar para terminar o Brasileirão no G-4?

São Paulo perde para a LDU e está eliminado da LibertadoresFoto: Conmebol

A fase tenebrosa que o São Paulo vive fez o clube deixar de pensar em um título do Campeonato Brasileiro, para um prêmio de consolo, que é classificação direta para a fase de grupos da Libertadores.

Hoje, o Tricolor ocupa a quarta colocação, com 58 pontos ganhos em 33 partidas, no limite para não precisar passar pela fase prévia da competição continental e de acordo com o site Infobola, tem 73% chances de se classificar diretamente.

Como a final da Libertadores aconteceu entre dois clubes do Brasil, sabemos que nosso pode ter até 8 representantes na edição 2021 do torneio. No momento, temos 4 vagas diretas pelo Brasileirão, duas na fase prévia e uma para o campeão da Libertadores, formando um G-7.

Então, quantos pontos precisam ser somados nos 5 jogos restantes para o Tricolor terminar no G-4? Bom, a história dos pontos corridos mostra que o pior classificado de forma direta foi o Internacional, em 2011, quando o Colorado somou 60 pontos, mas aqui vale dizer que o Inter só se classificou porque o Vasco, campeão da Copa do Brasil naquele ano, terminou entre os 4 primeiros colocados.

Mas a menor pontuação que mais garantiu clubes na Libertadores foi a de 62 pontos. Isso aconteceu em 2017, com Grêmio, em 2016, com o Atlético-MG e como o próprio São Paulo, em 2015. Só pra não passar batido, o Flamengo de 2009 foi a para a fase grupo somando 61 pontos, porém esse fato só ocorreu uma vez.

Portanto, o Tricolor precisa, na pior das hipóteses, de uma vitória e um empate ou algo mais garantido, que seriam duas vitórias até a última rodada.

A tabela do São Paulo é a seguinte:

10/02 – São Paulo x Ceará

14/02- Grêmio x São Paulo

19/02 – São Paulo x Palmeiras

22/02 – Botafogo x São Paulo

25/02 – São Paulo x Flamengo

Compartilhe esta notícia