O São Paulo fora de casa é melhor que o Corinthians atuando na sua arena

A equipe corintiana levou mais gols do que fez na sua arena neste Brasileirão; já o São Paulo fez mais gols jogando fora do que sofreu

São Paulo x Corinthians
Foto: Rummens

Hoje o São Paulo enfrentará a equipe corintiana em seu pior momento no Brasileirão desde a inauguração da sua arena. É o pior início de campeonato dos mandantes que hoje estão no meio da tabela, mais próximos da parte de baixo do que de uma vaga para a Libertadores da América (são seis pontos para o 17º colocado e onze pontos do 6º).

O São Paulo é um adversário indigesto neste campeonato quando atua longe do Morumbi, totalizando 6 vitórias, 4 empates e apenas 2 derrotas (número total de jogos perdidos em todo campeonato, afinal a equipe está invicta em casa) e já fez 22 gols fora de casa. Em números, a equipe Tricolor já fez mais gols jogando fora de casa do que a equipe corintiana fez atuando na sua arena, totalizando 13 gols.

Além da diferença dos resultados conquistados pela equipe corintiana em casa e do São Paulo atuando fora de casa, o desempenho em finalizações explica a disparidade das equipes neste momento. Na arena, a equipe alvinegra finaliza em média 13,4 vezes por partida e tem uma média de 1,2 gols. Já em seu sistema defensivo, a equipe sofre com finalizações de adversários uma média de 13,3 e sofre 1,4 gols de média.

Equilíbrio tático em campo

Setor da posse de bola do São Paulo fora de casa:
O São Paulo atuando longe do Morumbi tem uma média de atuação equilibrada em campo, com uma pequena vantagem de manter a bola no campo adversário. Na média, o São Paulo mantém a bola longe da sua meta 0,2% do tempo.

Campo do São Paulo: 27,6% do tempo de jogo.
Campo do adversário: 27,8% do tempo de jogo.

Setor da posse de bola do Corinthians em casa:
Já a equipe corintiana passa mais tempo do jogo atuando no campo adversário quando é o mandante das partidas, totalizando uma diferença de 0,4% do tempo de jogo.

Campo do Corinthians: 27,2% do tempo de jogo.
Campo do adversário: 27,6% do tempo de jogo.

Estes números somatizam o total de posse de bola, incluindo o meio campo, mas não tem peso de avaliação pois quase 45% do tempo de jogo se passa no setor de meio campo, podendo pender para um para outro.

Possibilidades de vitória do Corinthians

Para que a equipe corintiana saia com a vitória na partida de hoje, a assertividade de chutes que se converteram em gols que hoje é de 8,8%, precisa aumentar no mínimo 1,9% a qualidade de conclusão de seus chutes, afinal o São Paulo jogando fora de casa só leva gols dos adversários que conseguem converter em 10,7% a assertividade dos chutes em gol.

Além disso, o setor defensivo vai ter que superar sua média de 1,4 gols sofridos por partida jogando em casa, evitando que o adversário conclua sua média de 13,3 oportunidades em média criadas contra a meta corintiana. Os adversários convertem 10,9% dos seus chutes a gol jogando na arena, que é abaixo da média da equipe Tricolor. O São Paulo converte em média 13% de gols nas oportunidades que cria jogando fora de casa.

Ou seja, em campo, a equipe corintiana deve impedir que o ataque São-paulino seja concluído a gol para que essa meta baixe no mínimo 2,1%.

Possibilidades de vitória do São Paulo

A equipe Tricolor jogando fora do Morumbi continua desenvolvendo um futebol competitivo e, se quiser assegurar mais 3 pontos para a sequência do campeonato, precisa manter a média de finalizações criadas por partida, que hoje é de 13%. Este número já é acima da média que a equipe corintiana sofre jogando em seus aposentos, que é de 10,9% de efetividade para sofrerem gols na partida.

Além do mais, o São Paulo tem uma média de 1,8 gols marcados longe de casa, totalizando 169 chutes em 12 partidas.

O ataque do São Paulo faz com que o goleiro faça em média 5,3 defesas por partida, que é um número muito alto por se tratar de partidas fora de casa.

Já para o setor defensivo, o São Paulo sofreu 14 gols em 12 disputados e tem uma média de 1,1 gol sofrido por partida atuando fora de casa. Mas, seus adversários tem uma assertividade de 11,4% de chances criadas contra a meta Tricolor. A equipe corintiana, por sua vez, tem um aproveitamento de 8,8% das chances criadas.

Caso o São Paulo consiga manter um número de finalizações médias da equipe corintiana abaixo de 10,7 nesta partida (o que aconteceu em 7 das 12 partidas disputadas até aqui), há grandes chances de sair da partida sem sofrer gols.

Considerações finais

O São Paulo tem vantagem nos números para enfrentar a equipe corintiana mesmo fora de casa, decorrente das suas atuações até aqui durante este Brasileirão. E para que o Corinthians vença a partida neste início de noite, terá que fazer a sua melhor partida atuando em casa sob todas as perspectivas: defensivos e ofensivos, inibindo as chances criadas do Tricolor e aproveitando mais as chances criadas.

De toda forma, todos os números apresentados são pautados em média e não garantem sua reprodução em campo, indicando apenas as tendências de vitória para o São Paulo baseado na forma que as equipes atuam no palco do Majestoso de hoje.

Se você está na dúvida se deve apostar ou não na vitória do São Paulo, agora você tem um conteúdo que embasa sua torcida, acima da expectativa de vitória do Tricolor!

Por Cleber C. Oliveira / Tática SPFC

TAGS:
Compartilhe esta notícia