Paralisação do Paulista pode fazer clubes jogarem até 3 vezes por semana

Foto: Rubens Chiri / São Paulo FC

O futebol e outras atividades esportivas estão proibidas no estado de São Paulo. Por isso, o Campeonato Paulista, que estava vivendo sua terceira rodada, está paralisado até pelo menos o dia 30 de março. Dessa forma, três rodadas que deveriam acontecer até lá não têm previsão para que ocorram e devem impactar diretamente no calendário dos clubes que disputam mais de uma competição.

A Federação Paulista de Futebol (FPF) tenta conversar o governador João Dória e o Ministério Público a liberar os jogos para tentar concluir o Paulistão em 23 de maio. Caso o futebol retorne no início de abril, os problemas com as datas do Paulistão, Libertadores, Copa Sul-Americana e Copa do Brasil irão aparecer.

Em 7 de abril está previsto uma rodada da Libertadores que pode ter o Santos, caso o Peixe passe pelo Deportivo Lara, e da Copa do Brasil que já tem a Ponte Preta confirmada e aguarda para saber se Corinthians e Mirassol também estarão.

A fase grupos da Libertadores e da Sula começam em 21 de abril e segue por mais seis semanas, São Paulo, Palmeiras e Corinthians (Sul-Americana) são presenças confirmadas. Se a FPF quiser encaixar seus jogos nesse período, as equipes terão que jogar pelo menos 3 vezes por semana, do contrário o calendário da competição estadual invadirá as datas do Campeonato Brasileiro como em 2020.

Não há como jogar três vezes por semana respeitando o tempo minimo de 48 horas entre os jogos, fato que ocorreu na temporada 20/21, portanto os clubes podem sofrer com o desgaste de seus atletas e por consequência no seu nível de jogo.

Em nota, a FPF disse que vai manter as rodadas do Paulistão como programadas. Para isso, a solução será jogar em outros estados.

Fonte: UOL

Compartilhe esta notícia