São Paulo reduz bem as chances de rebaixamento e ainda sonha com vaga na Pré-Libertadores

Foto: Staff Images / CONMEBOL

Após a vitória sobre o Sport por 2 a 0 no último sábado, o São Paulo praticamente eliminou as chances de rebaixamento e começou a enxergar uma pequena possibilidade de conquistar uma vaga na fase preliminar da próxima Copa Libertadores da América.

As chances de conseguir esse feito em uma temporada tão irregular como essa são remotas, embora elas ainda existam matematicamente. Ainda restam três jogos para o Tricolor do Morumbi, ou seja, são mais nove pontos em disputa. Com os campeões das Copas Libertadores e Sul-Americana já definidos (Palmeiras e Athletico-PR), provavelmente teremos um G-8 independentemente de quem for o campeão da Copa do Brasil. A decisão está marcada para os dias 12 e 15 de dezembro – entre Atlético-MG e Athletico-PR.

A atual posição do Furacão na tabela, diminui bem as chances de G-9 no Brasileirão, já que a equipe ocupa a 14ª posição com 42 pontos. O cenário seria diferente se o Red Bull Bragantino, hoje na 5ª posição, tivesse ficado com o título continental.

Isso significa que caso o Athletico, já com o status de campeão da Copa Sul-Americana, realmente termine fora do G8, independentemente do que acontecer na final da Copa do Brasil, teremos oito vagas para a Libertadores no Brasileirão (nesse caso, o sétimo e o oitavo lugar iriam para a pré-Libertadores).

Segundo as probabilidades da UFMG, o São Paulo possui 4,6% de chances de conquistar essa vaga, para isso, o Tricolor terá que vencer os seus três jogos que tem pela frente (Grêmio, Juventude e América-MG) e ainda torcer por um tropeço de seus adversários diretos (Ceará, Internacional, América-MG, Cuiabá e Santos).

Veja abaixo os últimos jogos das equipes que ainda sonham com uma vaga na Pré-Libertadores:

São Paulo: Grêmio (F), Juventude (C) e América-MG (F)

Ceará: Flamengo (F), América-MG (C) e Palmeiras (F)

Internacional: Atlético-GO (C) e Bragantino (F)

América-MG: Chapecoense (C), Ceará (F) e São Paulo (C)

Cuiabá: Palmeiras (C), Athletico (F), Fortaleza (C) e Santos (F)

Santos: Flamengo (F) e Cuiabá (C)

Considerando as tabelas de todas as equipes, os confrontos diretos e a pontuação de 53/54 pontos definida pela UFMG como suficientes para “beliscar” o G-8, o São Paulo depende de si para encerrar sua participação melancólica nesse Brasileirão com algo a ser comemorado, para quem sabe assim o torcedor possa acreditar em dias melhores pelas proximidades do Morumbi.

Siga o Arquibancada Tricolor em suas redes sociais e acompanhe o que de melhor acontece no São Paulo FC: 
Instagram
YouTube
Twitter
Canal no Telegram
Conheça a nossa Loja

Compartilhe esta notícia