Durante todo o sábado (09), um rumor sobre um suposto suicídio de Daniel Alves foi espalhado nas redes sociais e chegou aos Trend Topics do dia.
Após a grande repercussão do tema, a assessoria de imprensa do jogador desmentiu a história através do Twitter/X.
O boato surgiu a partir da conta @Al_buquerq (Paulo Albuquerque) que postou durante a tarde do sábado a informação: “‘Informação que me chega é que o Daniel Alves se matou’.“
Veja o que reportou a Itatiaia sobre o boato de suicídio de Daniel Alves
O jornalista Acaz Fellegger, assessor de Daniel Alves, em contato com a Rádio Itatiaia se posicionou: “A informação foi plantada no Twitter pelo perfil de Paulo Albuquerque, do Rio de Janeiro. Sem nenhum fundamento. Nenhuma veracidade. Falei com a advogada e deve processar esse irresponsável”.
Daniel Alves foi condenado a quatro anos e seis meses de prisão há alguns dias pelo crime de estupro, ocorrido em dezembro de 2022 na Espanha.
Há um ano em cárcere, o jogador terá este período descontado de sua pena e quando for liberado, terá que cumprir ainda mais cinco anos de liberdade vigiada, além da proibição de se aproximar a menos de mil metros do domicílio ou do local de trabalho da vítima por nove anos e seis meses.
Dívida com o São Paulo permanece
O jogador continuará recebendo valores por parte do São Paulo devido a uma pendência do clube, mesmo no período em que estiver preso, como comentamos aqui.
Segundo a ESPN, com a atual situação de Daniel Alves, o São Paulo buscou informações com o setor jurídico do clube para encontrar brechas no contrato firmado para suspender os pagamentos, mas não será possível, pois o crime ocorreu quando o lateral não era mais jogador do Tricolor e não se enquadrava mais na questão de “prejudicar a imagem do clube”.
O malefício das Fake News
Já comentamos aqui no Arquibancada Tricolor por diversas vezes os malefícios das Fake News e como muitos canais e portais ganham dinheiro com isso.
Como em qualquer segmento de trabalho, existem bons e maus profissionais. No jornalismo, há muita gente competente trabalhando na mídia tradicional e independente/alternativa.
Seja nos grandes portais ou em mídias segmentadas de clubes, há muito conteúdo bom e confiável, mas cabe a nós pararmos para pensar e filtrar se vale a pena dar audiência para bizarrices sem fundamento, sem fonte confiável, que são replicadas sem responsabilidade.
Independentemente do crime cometido e julgado, publicar ou espalhar uma notícia falsa como essa sobre um suicídio de Daniel Alves pode ser configurado como crime.
Siga-nos no Instagram, no YouTube e no Twitter. Conheça a nossa Loja.