Elenco Profissional inchado. Como trabalhar com tantos nomes?

Comente aqui tudo sobre o dia a dia do futebol profissional do São Paulo FC.
Temas como reforços, análise de jogadores, marketing e patrocínio estão aqui nesta seção.
Pravato
Administração
Ídolo: Rogério Ceni
Gênero:

Elenco Profissional inchado. Como trabalhar com tantos nomes?

Mensagem por Pravato » Sex Ago 04, 2017 2:18 pm

Estou para escrever sobre isso desde a época do Rogério, mas a falta de tempo não me permitiu. O que diabos o departamento de futebol do São Paulo espera com 35 jogadores no elenco, para disputar 1 única competição até o final de 2017, com apenas mais 20 jogos?

Dando uma rápida passada pela Wiki, encontramos o seguinte elenco:

Imagem

35 jogadores. Se desconsiderarmos Wesley, que dizem que um dia será dispensado, serão 34 nomes. Mesmo assim é um absurdo. Em abril o Rogério disse que queria contar com um elenco entre 25 e 28 jogadores (link), mas na minha opinião o ideal seriam 28, para ter 2 times completos e mais 6 vagas para rotação da base com o profissional.

Hoje contamos com 4 goleiros. Quanto deve custar pra manter Denis e Sidão se revezando no banco de reservas? Não seria o caso de dispensar/vender/emprestar ambos e subir um terceiro goleiro da base, já que Lucas Perri seria o reserva?

As laterais estão de acordo (não vamos analisar o nível técnico, senão...), porém se a tal investida em Marcos Rocha realmente o transformar em jogador do Tricolor, um dos laterais deveria ser negociado (se isso ocorrer, eu me livraria de ambos e ficaria com o Araruna para a reserva...)

Na zaga um outro absurdo: Lucão e Douglas são péssimos. O primeiro não jogará mais e o segundo nós rezamos que também não, ainda mais com Aderllan e Lugano. Havia a possibilidade de emprestar Lucão, mas pelo visto ninguém quer. Não seria o caso aqui de dispensar o tal Douglas?

Com Wesley dispensado, os volantes estão OK: Jucilei, Petros, Araruna e Militão (o melhor é que estes dois podem jogar na lateral/zaga). Mas quando olhamos os meias, vemos o maior dos problemas:

Cícero é sem condições. Maicosuel ninguém sabe se um dia voltará a jogar. Thomaz é ridículo (se foi Ceni que o pediu, cagou bonito). Gómez então, nem se fala, talvez foi contratado apenas por parecer o Messi com dengue. Cícero e Thomaz nem deveriam continuar neste momento e Gómez não deveria ficar para 2018.

No ataque temos 2 jogadores contundidos e que não jogam mais: Morato e W. Nem. Até onde eu sei, ambos estão emprestados e eu já aproveitaria para devolvê-los. É complicado ver Denílson ocupar a vaga que poderia ser de Brenner e de Léo Natel, ou seja, outra contratação barata, de qualidade duvidável e que não agrega valor.

Nessa brincadeira, seria possível reduzir o elenco em 9 nomes (Denis, Sidão, Douglas, Lucão, Cícero, Thomaz, Nem, Morato e Denílson), sem contabilizar a questão financeira, talvez uns 2 milhões por mês? Não duvido. Se isso ocorresse hoje, ficaríamos com 25 atletas até o final do ano, fora o espaço que seria aberto para os destaques do sub-20 e sub-17.

Sei que o que estou pedindo aqui não irá acontecer. Dorival não montou esse elenco e creio que não fará uma limpa agora. Onde está a Diretoria de Futebol para assumir a bronca? Hoje vemos boatos e mais boatos de contratações e nenhum indício de redução do elenco. O meu medo agora é: Dorival não permanece para 2018, a diretoria vai atrás de mais um técnico e este mantém grande parte destes nomes, ou seja, teremos mais uma temporada (2018) sofrível, com elenco inchado, de pouca qualidade e sem espaço para os jovens talentos.

O que vocês acham?
Mário Pravato Junior
Administração
Twitter: https://twitter.com/pravato

Tags:

Bacellar
Sub-15
Ídolo: Paulão Desmaio
Gênero:

Re: Elenco Profissional inchado. Como trabalhar com tantos nomes?

Mensagem por Bacellar » Sex Ago 04, 2017 4:17 pm

Total. Concordo 100%. Boa lista de dispensas essa.

Sempre pensei que um elenco de 25 a 28 jogadores é o ideal. 2 por posição de linha mais 3 goleiros, contando com algumas peças multifuncionais (mas sem obsessão por polivalência). Base só sobe se for bom MESMO. IMO Militão e L.Fernandes(dm) são os únicos prontos para atuar mais constantemente. Os outros deveriam ser emprestados pra ganhar tarimba. Tem muito atleta que só desabrocha com 23, 24 anos.

Elenco inchado=peças encostadas. Peças encostadas+mentalidade de jogador atual=vestiário podre. E 2+2 dizem por aí que dá 4...

joaoborges60
Sub-15
Ídolo: Careca

Mensagem por joaoborges60 » Sex Ago 04, 2017 4:55 pm

Colega,

Rogerio Ceni indicou sim Thomaz :

http://espn.uol.com.br/noticia/682778_r ... on-ribeiro

Assim como indicou Sidão, Edimar, Cicero, Marcinho, Morato e Neilton.

E o elenco em tese pode ser reduzido mas tem de ver os contratos e cláusulas. Não é tão simples. Seria simples se fosse simples.
Pravato escreveu:
Sex Ago 04, 2017 2:18 pm
Estou para escrever sobre isso desde a época do Rogério, mas a falta de tempo não me permitiu. O que diabos o departamento de futebol do São Paulo espera com 35 jogadores no elenco, para disputar 1 única competição até o final de 2017, com apenas mais 20 jogos?

Dando uma rápida passada pela Wiki, encontramos o seguinte elenco:

Imagem

35 jogadores. Se desconsiderarmos Wesley, que dizem que um dia será dispensado, serão 34 nomes. Mesmo assim é um absurdo. Em abril o Rogério disse que queria contar com um elenco entre 25 e 28 jogadores (link), mas na minha opinião o ideal seriam 28, para ter 2 times completos e mais 6 vagas para rotação da base com o profissional.

Hoje contamos com 4 goleiros. Quanto deve custar pra manter Denis e Sidão se revezando no banco de reservas? Não seria o caso de dispensar/vender/emprestar ambos e subir um terceiro goleiro da base, já que Lucas Perri seria o reserva?

As laterais estão de acordo (não vamos analisar o nível técnico, senão...), porém se a tal investida em Marcos Rocha realmente o transformar em jogador do Tricolor, um dos laterais deveria ser negociado (se isso ocorrer, eu me livraria de ambos e ficaria com o Araruna para a reserva...)

Na zaga um outro absurdo: Lucão e Douglas são péssimos. O primeiro não jogará mais e o segundo nós rezamos que também não, ainda mais com Aderllan e Lugano. Havia a possibilidade de emprestar Lucão, mas pelo visto ninguém quer. Não seria o caso aqui de dispensar o tal Douglas?

Com Wesley dispensado, os volantes estão OK: Jucilei, Petros, Araruna e Militão (o melhor é que estes dois podem jogar na lateral/zaga). Mas quando olhamos os meias, vemos o maior dos problemas:

Cícero é sem condições. Maicosuel ninguém sabe se um dia voltará a jogar. Thomaz é ridículo (se foi Ceni que o pediu, cagou bonito). Gómez então, nem se fala, talvez foi contratado apenas por parecer o Messi com dengue. Cícero e Thomaz nem deveriam continuar neste momento e Gómez não deveria ficar para 2018.

No ataque temos 2 jogadores contundidos e que não jogam mais: Morato e W. Nem. Até onde eu sei, ambos estão emprestados e eu já aproveitaria para devolvê-los. É complicado ver Denílson ocupar a vaga que poderia ser de Brenner e de Léo Natel, ou seja, outra contratação barata, de qualidade duvidável e que não agrega valor.

Nessa brincadeira, seria possível reduzir o elenco em 9 nomes (Denis, Sidão, Douglas, Lucão, Cícero, Thomaz, Nem, Morato e Denílson), sem contabilizar a questão financeira, talvez uns 2 milhões por mês? Não duvido. Se isso ocorresse hoje, ficaríamos com 25 atletas até o final do ano, fora o espaço que seria aberto para os destaques do sub-20 e sub-17.

Sei que o que estou pedindo aqui não irá acontecer. Dorival não montou esse elenco e creio que não fará uma limpa agora. Onde está a Diretoria de Futebol para assumir a bronca? Hoje vemos boatos e mais boatos de contratações e nenhum indício de redução do elenco. O meu medo agora é: Dorival não permanece para 2018, a diretoria vai atrás de mais um técnico e este mantém grande parte destes nomes, ou seja, teremos mais uma temporada (2018) sofrível, com elenco inchado, de pouca qualidade e sem espaço para os jovens talentos.

O que vocês acham?

lincbal
Sub-15
Gênero:

Mensagem por lincbal » Sex Ago 04, 2017 5:07 pm

Pravato, tudo bem?

Por acaso existe uma lista dos jogadores que estão emprestados?

Me lembrei do Husdon, Reinaldo (olha o lateral esquerdo aí...kkk), Auro (esse jogaria fácil no lugar do Bruno), Daniel e Matheus Reis (outro lateral esquerdo)...

Husdon seria uma boa opção pra continuar no elenco.
Auro iria bem na Direita. Neste caso, venderia o Buffarini pro Boca e deixaria o Bruno no banco.
Daniel e Matheus Reis continuariam emprestados. Principalmente Matheus, pra ganhar mais rodagem

Dispensaria/Venderia:
- Denis
- Buffarini - manda pro Boca
- Bruno - apenas se trazer algum outro lateral direito
- Wellington nem - Já foi
- Douglas - muito fraco
- Leo Natel - emprestaria pra ganhar rodagem
- Rodrigo Caio - já passou da hora de vender
- Lugano - muito obrigado pelos serviços prestados, mas já deu...
- Cícero - não vejo lugar pra ele no time
- Wesley - já foi
- Shaylon - emprestaria pra ganhar rodagem, Não vejo ele com espaço no time. O reserva imediato do Cueva é o Lucas Fernandes.

- Morato - esperaria voltar de contusão e jogar pelo menos o Paulistão pra avaliar melhor
- Denilson - Vi muito pouco. Até agora não me agradou...

Só aqui são 11 nomes.... podendo chegar a 13...

VamoSaoPaulo
Copa São Paulo de Juniores

Mensagem por VamoSaoPaulo » Sex Ago 04, 2017 6:00 pm

Dá pra fazer uma limpeza geral

Sidão - velho
Dênis - mão de alface
Buffarini - Lixo
Bruno - Lixo
Douglas - Catavento
Wesley - Mercenário
Cícero - Lixo
Gomez - Devolve esse lixo eh pega grande de volta
Nem - Não joga mais aki com a lesão

Total 9 jogadores eh uma economia de quase 2 milhões de salário por mês hein!

ACORDA CORJAS PODRES!!!

Renato Nogueira
Ídolo: Raí
Gênero:

Mensagem por Renato Nogueira » Sex Ago 04, 2017 8:27 pm

lincbal escreveu:
Sex Ago 04, 2017 5:07 pm

(...)

Auro iria bem na Direita. Neste caso, venderia o Buffarini pro Boca e deixaria o Bruno no banco.
Daniel e Matheus Reis continuariam emprestados. Principalmente Matheus, pra ganhar mais rodagem

Acredito que o Hudson já tenha sido vendido em definitivo para o Cruzeiro, não? Ou então, se ainda não foi vendido, acho que vai aceitar jogar no Tricolor só se o Dorival Jr. fizer questão em tê-lo no elenco. Não acho ele ótimo, mas talvez seria uma boa opção para o meio. Sobre os laterais, eu tenho lá minhas dúvidas, porque dos dois (Auro e Matheus) o que vi melhor potencial na posição foi o Matheus... O Auro para mim é ponta direita, jamais lateral... hahahah... Mas seriam boas apostas depois de suas voltas de empréstimo, sem dúvidas.

Pravato
Administração
Gênero:

Mensagem por Pravato » Sex Ago 04, 2017 9:46 pm

Bacellar escreveu:
Sex Ago 04, 2017 4:17 pm
Total. Concordo 100%. Boa lista de dispensas essa.

Sempre pensei que um elenco de 25 a 28 jogadores é o ideal. 2 por posição de linha mais 3 goleiros, contando com algumas peças multifuncionais (mas sem obsessão por polivalência). Base só sobe se for bom MESMO. IMO Militão e L.Fernandes(dm) são os únicos prontos para atuar mais constantemente. Os outros deveriam ser emprestados pra ganhar tarimba. Tem muito atleta que só desabrocha com 23, 24 anos.

Elenco inchado=peças encostadas. Peças encostadas+mentalidade de jogador atual=vestiário podre. E 2+2 dizem por aí que dá 4...
Valeu!

Eu era jogador de Championship Manager e Master Liga, eu mesmo costumava fazer essas cagadas de inchar o elenco e depois não conseguia botar a molecada pra jogar....Se no São Paulo é assim, imagina no time da Turiassu e no Flamengo, onde o dinheiro brota de algum lugar?
Mário Pravato Junior
Administração

Pravato
Administração
Gênero:

Mensagem por Pravato » Sex Ago 04, 2017 9:49 pm

joaoborges60 escreveu:
Sex Ago 04, 2017 4:55 pm
Colega,

Rogerio Ceni indicou sim Thomaz :

http://espn.uol.com.br/noticia/682778_r ... on-ribeiro

Assim como indicou Sidão, Edimar, Cicero, Marcinho, Morato e Neilton.

E o elenco em tese pode ser reduzido mas tem de ver os contratos e cláusulas. Não é tão simples. Seria simples se fosse simples.
João, a minha intenção não é citar quem indicou ou não, inclusive já fiz a crítica ao Rogério ali em cima.

Sobre as cláusulas, você está coberto de razão. Inclusive a diretoria do São Paulo é campeã em fazer cagadas. Lembra-se de um tal de Jean Carlos, que era amigo do Luis Fabiano? O São Paulo contratou o cara e fez um contrato de 5 anos. Depois não conseguia se livrar da peça. Por sorte Morato e Nem estão emprestados, é mais fácil. Agora eu não faço ideia como estão os contratos dos demais, mas na boa, falta jogo de cintura da diretoria para sentar com os caras e fazer um acordo.
Mário Pravato Junior
Administração

Pravato
Administração
Gênero:

Mensagem por Pravato » Sex Ago 04, 2017 9:54 pm

lincbal escreveu:
Pravato, tudo bem?

Por acaso existe uma lista dos jogadores que estão emprestados?

Me lembrei do Husdon, Reinaldo (olha o lateral esquerdo aí...kkk), Auro (esse jogaria fácil no lugar do Bruno), Daniel e Matheus Reis (outro lateral esquerdo)...

Fala lincbal, dei uma caçada aqui na internet e achei duas listas em um dos fóruns concorrentes:

Com datas
Lucas Farias- Estoril Portugal- junho 17
Léo- Paraná- dez 17 - Já foi rescindido
Reinaldo- Chape- dez 17
Hudson- Cruzeiro- dez 17
Auro- América MG- dez 17
Daniel- Coritiba- dez 17
Arthur-Columbus Crew- EUA- dez 17
Gabriel Rodrigues- Ventforet Kofu- Japão- dez 17
Matheus Reis- Bahia- dez 17
Joanderson- Inter- dez 19

Sem datas:
Hugo Gomes - Mallorca|ESP
Lucas Possignolo - Portimonense|POR
Adelino - Batatais
Lucas Farias - Estoril|POR
Ewandro - Atletico-PR
Allan - Nacional
Ademilson - Osaka|JAP
Roni - Ceará
Yago - Balikesirspor|TUR
Matheus Queiroz - BOA
Cortez - Niigata|JAP
Lucas Valença - Nacional
Gabriel Machado - Batatais
Joanderson - Cruzeiro

Não sei se a lista está correta, precisaria encontrar alguma fonte oficial. Vou tentar descobrir algo e faço um outro texto sobre.
Mário Pravato Junior
Administração

Pravato
Administração
Gênero:

Mensagem por Pravato » Sex Ago 04, 2017 9:58 pm

Renato Nogueira escreveu:
Sex Ago 04, 2017 8:27 pm
lincbal escreveu:

(...)

Acredito que o Hudson já tenha sido vendido em definitivo para o Cruzeiro, não? Ou então, se ainda não foi vendido, acho que vai aceitar jogar no Tricolor só se o Dorival Jr. fizer questão em tê-lo no elenco. Não acho ele ótimo, mas talvez seria uma boa opção para o meio. Sobre os laterais, eu tenho lá minhas dúvidas, porque dos dois (Auro e Matheus) o que vi melhor potencial na posição foi o Matheus... O Auro para mim é ponta direita, jamais lateral... hahahah... Mas seriam boas apostas depois de suas voltas de empréstimo, sem dúvidas.
O que eu achei aqui: O Cruzeiro procurou o SP em junho para comprá-lo, mas não sei o que virou. Na época ele queria ficar em Minas.

Mas caso o São Paulo contrate o Jucilei em definitivo, acho que não compensa trazer o Hudson de volta, já tem 29 anos e seria uma boa vendê-lo enquanto tem mercado. Caso contrário não abriremos espaço para Araruna e Militão.
Mário Pravato Junior
Administração

Renato Nogueira
Gênero:

Mensagem por Renato Nogueira » Sex Ago 04, 2017 10:15 pm

É, o Hudson tem sido titular lá no Cruzeiro, pelo que vejo. Se adaptou e tudo o mais. Aqui, ele seria para compôr elenco mesmo.

Aliás, sobre goleiros: o Renan Ribeiro tem vacilado, apesar de eu achá-lo nossa melhor opção, e não sei a quantas anda a sua renovação. O Flamengo trouxe o Diego Alves pra ser titular... Será que o Muralha não seria uma opção interessante pra gente, ou seria uma aposta meio arriscada igual foi o Sidão? Digo "aposta" por se tratarem de dois goleiros com bons momentos, porém nunca vingaram pra valer em grandes clubes, e já têm uma certa idade - que por um lado, é importante pela experiência.

Pravato
Administração
Gênero:

Mensagem por Pravato » Sex Ago 04, 2017 10:18 pm

Sei lá Renato, eu não traria mais ninguém do Rio não. De bate-pronto, você consegue me dizer qual foi o último ex-carioca a dar certo aqui, tirando Leônidas, Zizinho e Leonardo?
Mário Pravato Junior
Administração

Senna
Administração
Gênero:

Mensagem por Senna » Sex Ago 04, 2017 11:51 pm

Pravato escreveu:
Sex Ago 04, 2017 10:18 pm
Sei lá Renato, eu não traria mais ninguém do Rio não. De bate-pronto, você consegue me dizer qual foi o último ex-carioca a dar certo aqui, tirando Leônidas, Zizinho e Leonardo?
Teve o Canhota de Ouro, Gerson! rs
Ricardo Senna - Administrador
Futebol com Humor e Opinião

Imagem

lincbal
Sub-15
Gênero:

Mensagem por lincbal » Sáb Ago 05, 2017 12:43 am

Então amigos, o ideal seria ver quem pode voltar de empréstimo para, no mínimo, compor elenco.

Aí sim, depois disso, fazer um investimento em outro atleta, se for o caso...

Ewandro acho que foi vendido... quando estava no CAP.

http://globoesporte.globo.com/sp/futebo ... talia.html

Espero que a diretoria e, principalmente Dorival Júnior tenham estas informações em mãos....

GustavoFavaro
Sub-15
Ídolo: Telê Santana

Mensagem por GustavoFavaro » Sáb Ago 05, 2017 5:42 pm

Senna escreveu:
Sex Ago 04, 2017 11:51 pm
Pravato escreveu:
Pita, Leonardo... tem uns nomes bons mas faz tempo...

O Autuori como técnico serve? :lol:

Pravato
Administração
Gênero:

Mensagem por Pravato » Sáb Ago 05, 2017 8:15 pm

GustavoFavaro escreveu:
Sáb Ago 05, 2017 5:42 pm
Senna escreveu:
Sex Ago 04, 2017 11:51 pm
Pravato escreveu:
Pita, Leonardo... tem uns nomes bons mas faz tempo...

O Autuori como técnico serve? :lol:
Leonardo não vale, já falei ahhahahaha

Pô Senna, Gérson tb é sacanagem né? :lol:
Mário Pravato Junior
Administração

Pravato
Administração
Gênero:

Mensagem por Pravato » Qua Ago 09, 2017 2:24 pm

Pravato escreveu:
Sex Ago 04, 2017 2:18 pm

Acho que andaram lendo isso aqui....Lucão já estava afastado antes, mas nessa semana já anunciaram que Denis não irá permanecer para 2018 e que Cícero não faz mais parte do elenco...

Faltam mais 6 nomes né São Paulo?

Mas com certeza o Dorival viu que é impossível trabalhar com um elenco de 32 jogadores!
Mário Pravato Junior
Administração

Shaolin
Sub-17
Gênero:

Mensagem por Shaolin » Qua Ago 09, 2017 4:00 pm

Daqui a pouco fecha esse tópico e abre outro:
"Elenco Profissional retraído. Como trabalhar com tão poucos nomes?"

Pravato
Administração
Gênero:

Mensagem por Pravato » Qua Ago 09, 2017 5:45 pm

Shaolin escreveu:
Qua Ago 09, 2017 4:00 pm
Daqui a pouco fecha esse tópico e abre outro:
"Elenco Profissional retraído. Como trabalhar com tão poucos nomes?"
HAHAHAHAHA, em novembro acho que chegaremos lá hein
Mário Pravato Junior
Administração

Pravato
Administração
Gênero:

Mensagem por Pravato » Sex Ago 11, 2017 6:02 pm

São Paulo gasta R$ 900 mil por mês com jogadores afastados

Imagem
O volante Wesley no banco do São Paulo (Friedemann Vogel/Getty Images)

O São Paulo vai gastar neste mês cerca de 900.000 por mês em salários com jogadores que estão fora dos planos. Além do meia Cícero, afastado na última quarta-feira, outros três jogadores também apenas treinam, à espera de uma negociação: o zagueiro Lucão, o goleiro Denis e o meia Wesley. Os dois últimos continuam trabalhando com o time principal, mas não serão utilizados pelo técnico Dorival Junior.

O clube tem poucas perspectivas de resolver esse dilema financeiro. Como Cícero, Lucão e Wesley já fizeram mais de seis jogos no Campeonato Brasileiro, não poderiam atuar por outro time da Série A. Isso diminui a possibilidade de transferência para clubes da primeira divisão nacional. A saída, portanto, seria negociação com o exterior ou com alguma equipe da Série B. O Internacional demonstrou interesse em Cícero no mês passado, mas o negócio não evoluiu.

Wesley e Cícero têm salários altos (cerca de 350.000 reais). O primeiro chegou ao São Paulo em 2015, em uma contratação conduzida pelo então presidente Carlos Miguel Aidar, que vivia disputa com o antigo clube do jogador, o Palmeiras. Cícero veio do Fluminense, onde tinha seus vencimentos divididos entre o clube e a patrocinadora.

A situação de Lucão é a mais delicada. Ele foi afastado após o jogo contra o Atlético Mineiro no dia 18 de junho. Depois de ter cometido uma falha que resultou no segundo gol do time mineiro, afirmou: “Para alegria de muitos torcedores, já, já estou indo embora”. Em seguida, recebeu sondagem do Atlético Paranaense, que não se concretizou. Seu empresário afirmou que havia interesse de um clube do exterior, mas até agora nada aconteceu.

Cícero, que chegou ao São Paulo por indicação do ex-técnico Rogério Ceni, perdeu espaço antes mesmo da chegada de Dorival Junior. A diretoria reclamou de falta de comprometimento e problemas de relacionamento. O jogador rebateu, afirmando que os cartolas precisavam encontrar um culpado para a crise do time que está na zona de rebaixamento.

Jogador mais antigo do elenco, Denis também tem situação indefinida. No clube desde 2009, o goleiro passou boa parte das últimas temporadas como reserva de Rogério Ceni. Em 2016, quando teve a oportunidade de virar titular após a aposentadoria do ídolo, não conseguiu se firmar e virou alvo de críticas. O salário do goleiro é considerado alto para um atleta que não é utilizado com frequência – entrou em campo em apenas nove oportunidades nesta temporada. Somados, os vencimentos de Lucão e Denis se aproximam de 200.000 reais mensais.

(com Estadão Conteúdo)
Fonte: Veja
Mário Pravato Junior
Administração

Responder