Otimismo ou preocupação: percepções sobre a estreia de Dorival Júnior no São Paulo

Foto: Rummens

Rogério Ceni foi demitido após uma vitória na Copa Sul-Americana na terça-feira (19), deixando vago o cargo de treinador do São Paulo que logo foi ocupado por Dorival Júnior, anunciado pela diretoria Tricolor no dia seguinte.

O primeiro desafio era vencer no Campeonato Brasileiro e o adversário era o América-MG no Morumbi com a presença de mais de 41 mil torcedores. O resultado foi expressivo, 3×0 com gols de Luciano, Calleri e Marcos Paulo, mas que não reflete o que foi a partida.

Com um placar como este é até difícil imaginar que o destaque do jogo foi o goleiro do time vencedor, mas foi! Rafael fez defesas que foram essenciais para que o São Paulo não levasse o empate e até mesmo depois se tornasse uma virada porque em momentos da partida o Coelho foi superior ao Tricolor, tendo total controle das jogadas.

Agora, qual foi a sensação que ficou depois da primeira partida do São Paulo sob o comando de Dorival Júnior?

O importante era vencer, afinal, em pontos corridos não dá para ficar perdendo pontos ainda mais em casa, e não desperdiçar oportunidades neste início de competição é essencial para nas rodadas finais não ficar ‘no aperto’.

Só que os velhos problemas, obviamente, permaneceram. A falta de criatividade é notória, além da desatenção na defesa que comprometem e o time toma sufoco do adversário, exigindo que Rafael trabalhasse mais.

Dois pontos negativos foram as laterais, o jovem Patryck pela esquerda pareceu estar um pouco nervoso e não conseguia nem apoiar com efetividade e nem voltar pra apoiar com precisão. Do lado direito, Raí Ramo sobia bem, só que deixou a desejar também no momento de ajudar na marcação.

Na teoria, o meio-campo estaria reforçado com dois volantes de marcação, Luan e Pablo Maia, só que notoriamente, Luan, que ficou um tempo sem jogar está sem ritmo de jogo e precisou sair na segunda etapa, porém isso se recupera com a sequência de partidas.

No ataque, muitas finalizações perdidas! Apesar das três convertidas (ainda bem), algumas chances foram desperdiçadas, o que não pode ocorrer, ainda mais agora com o time tendo jogos de mata-mata pela frente.

Estar percepções acredito que foram as mesmas do próprio técnico Dorival que na coletiva demonstrou preocupações com o que viu em campo com o time sofrendo com a pressão proposta pelo América em alguns momentos, mas também afirmou que vai levar tempo para o time se organizar da maneira como ele deseja.

Então, o sentimento que ficou para mim ainda é de preocupação, ainda mais porque o São Paulo tem uma decisão importantíssima nesta terça-feira (25) contra o Ituano e precisa vencer para avançar às oitavas da Copa do Brasil, e o time de Itu tem sido uma pedra no sapato do Tricolor que em duas oportunidades não conseguiu vencê-los no Morumbi este ano, e o jogo agora é fora de casa.

Todavia, não deixei de ficar um pouco otimista, pois apesar do elenco limitado, quando encaixadas as peças do São Paulo e com os jogadores atuando nas posições que se sentem mais à vontade é possível tornar o time mais competitivo e organizado, só que assim como ressaltou o Professor Dorival, isso leva tempo, e nós, torcedores, teremos que ter paciência e torcer para que enquanto isso se desenrola consigamos somar pontos no Brasileiro e ir avançando na Copa do Brasil e Sul-Americana.

Assista a coletiva do técnico Dorival Júnior após a vitória sobre o América-MG:

Caso não consiga visualizar clique aqui.

Receba notícias do SPFC no WhatsApp e Telegram.
Siga-nos no Instagram, no YouTube e no Twitter.

*As opiniões expressas aqui são de responsabilidade do autor do texto, e não refletem a opinião do site

Receba notícias do SPFC no WhatsApp e Telegram.
Siga-nos no Instagram, no YouTube e no Twitter.

Compartilhe esta notícia