Elenco contra o Fluminense - Rubens Chiri / saopaulofc.net
Elenco contra o Fluminense - Rubens Chiri / saopaulofc.net

A derrota de ontem para o Fluminense depois de 15 dias de preparação sem jogos, devido às Eliminatórias da Copa, jogou um balde de água fria nos são-paulinos.

O time estava cansado, com vários jogadores contundidos e teríamos uma “intertemporada” no meio do Brasileirão e Copa do Brasil para recuperação do elenco e treinamentos.

Infelizmente, o que se viu foi uma partida horrível do São Paulo, apática e sem criação de jogadas, com erros individuais e, para o kit tristeza ficar completo, até erro de arbitragem.

Recuperação de jogadores contundidos?

Esquece. Foi até uma das reclamações de Crespo durante a coletiva pós-jogo, já que nesse período não foi possível recuperar ninguém.

Continuamos sem poder contar com Arboleda, Marquinhos, Orejuela e Welington, justamente em posições que o time precisa de reforços. Sem contar Benitez, que ainda não mostra condições para atuar 90 minutos.

Evolução tática e treinamentos

Aqui existe a parcela de culpa de Crespo. Mesmo com os desfalques por contusões, o time não apresentou nenhuma melhora ou variações táticas.

Pode ser que isso não ocorra pelo fato do treinador não ter os jogadores que precisa? Sim, e acredito muito nisso, porém, alguma evolução no posicionamento e organização do time era necessária.

Contra o Fluminense, tomamos mais um gol de bola aérea na zaga e outro por falhas individuais (Miranda e, para muitos, Volpi). Mesmo depois deste período de treinamentos e isso é inaceitável.

Escalação errada?

Em minha visão, sim. Entendo que Rigoni e Benitez não podem ficar fora do time, mas é fato que temos um jogo importante na quarta contra o Fortaleza pela Copa do Brasil e estes dois jogadores tem histórico recente de contusões.

O dilema é: No Brasileirão, estamos muito próximos da zona da degola e não é mais possível se dar ao luxo de poupar jogadores. Acho que chegamos em um ponto, no qual é necessário sacrificar os jogadores para subir na tabela do Brasileiro.

Uma possível classificação na Copa do Brasil pode ir para o espaço com essa decisão, mas a estratégia de poupar jogadores, infelizmente tem prejudicado o time na tabela do Brasileirão.

O time é incapaz de criar jogadas para os atacantes com Igor Gomes e Gabriel Sara no meio de campo.

Jogadores deixando a desejar

Reinaldo – Foto: Rubens Chiri / saopaulofc.net

Há vários jogadores que estão atuando muito abaixo do nível que podem entregar.

Já comentei sobre Sara e Igor Gomes, que não criam ou agregam absolutamente nada nos jogos, mas vale lembrar de Reinaldo, que não tem acertado passes, cruzamentos e mesmo no esquema 3-5-2, como ala, vai pouco à linha de fundo.

Miranda teve uma atuação muito ruim no jogo contra o Fluminense. Ao seu lado, Bruno Alves e Leo também caíram muito de produção e deixam a defesa insegura.

Não há como esquecer Vitor Bueno que perdeu o gol que empataria o jogo, no final do segundo tempo.

O que fazer?

Trocar o treinador, em minha visão, não é o caminho. Repetir as ideias e decisões da gestão Leco, definitivamente não é o correto a se fazer. Porém, Crespo precisa rever alguns conceitos e a utilização de alguns jogadores.

Não é possível escalar um time que nitidamente não funciona e depois ter que efetuar alterações para correr atrás do resultado. Esse filme se repete há vários jogos.

Acho que uma forma de “expor o problema” da falta de peças no elenco, seria talvez utilizar jogadores da base nas funções de atletas que sabemos que vão entrar e não vão resolver ou produzir absolutamente nada.

Precisamos urgentemente dos jogadores com condições para atuar 90 minutos, para não dependermos mais de Pablo, Vitor Bueno, Igor Gomes, Gabriel Sara e outros que não agregam.

Caso jogadores como Rigoni e Benitez não tenham condições de jogar quarta e domingo, mesmo depois de uma parada como essa, talvez seja o caso do clube pensar em outros atletas e negociá-los.

Veja bem: Rigoni é disparadamente, o melhor jogador do elenco e Benitez tem as características que precisamos no meio de campo para armar o jogo. Mas se esses atletas precisam ser tão poupados assim, será que serão úteis para uma temporada?

Opine em nossos canais!

Tudo sobre o Tricolor!

Siga o Arquibancada Tricolor em suas redes sociais e acompanhe tudo sobre o São Paulo FC:

Instagram | YouTube | Twitter | Canal no Telegram | Conheça a nossa Loja


*As opiniões expressas aqui são de responsabilidade do autor do texto, e não refletem a opinião do site

Post anteriorDepois de duas semanas, São Paulo volta a jogar pelo Brasileirão e é derrotado pelo Fluminense
Próximo PostCrespo admite que São Paulo mais uma vez jogou mal e comenta sobre jogadores lesionados
42 anos, paulistano, são-paulino e um dos criadores do Arquibancada Tricolor. Apaixonado por Formula 1, Futebol, boa música e tecnologia!