Brenner está pronto?

Foto: Rubens Chiri / São Paulo FC

A Coluna do Felipe é publicada às quintas-feiras pelo Felipe Morais e sempre trará detalhes sobre a rica história do Tricolor! Clique aqui e veja todas as edições da coluna.

Amigos tricolores.

Diferente de alguns jogadores que somem contra jogos grandes, na semana passada, Brenner mostrou que está fora dessa lista. Marcou o gol da vitória contra o Corinthians e mudou o jogo contra o Fluminense. Contra o Atlético-MG, nada pode fazer, mas ele não é o Messi ou CR7 que muda um jogo, ele é apenas um jovem com enorme potencial, que poderá um dia, ser um grande camisa 9, mas bem longe do argentino e do português.

Brenner, pode não ser um craque, mas é um jogador rápido e que tem o chamado “faro de gol”. Ele sabe se posicionar, tem boa finalização e está sempre partindo para o gol, como todo o atacante deveria fazer, mas temos um centroavante no tricolor que prefere jogar de lado, aliás, temos muitos jogadores que preferem o toque de lado, sabe aquele “para não comprometer”. Pois é, o nosso São Paulo cheio desses.

Atacante não joga sozinho

O Brenner é aquela referência, o “camisa 9” raiz. Sabe se posicionar e se a bola chegar, ele guarda. Luís Fabiano, por exemplo, era assim. Não tinha a técnica do França ou Careca, por exemplo, mas era mais talentoso que o Serginho Chulapa. Luis, precisava de 3 chances para guardar uma. Uma pena que em jogos decisivos ele não aparecia, pois poderia ter feito mais gols e ganho títulos com o time que ele tanto ama.

Müller e Careca. Bebeto e Romário. Aristizábal e Dodô. E fiquemos por aqui com duplas de grande sucesso. Sempre um complementa o outro. No São Paulo, temos Luciano para, ao meu ver, ser a dupla de Brenner. Começou muito bem, o ex-gremista, marcando gols em quase todos os jogos que participou. É um cara rápido pelos cantos, mas com talento para fazer algo diferente, bem longe do “talento” de Calazans, o atacante de zero gols na carreira, aliás, precisei pesquisar no Google para ver se ele ainda estava no São Paulo, e assim como Gonzalo Carneiro, sim, ainda estão.

Esse é o padrão Leco de contratação, que o Natel deverá repetir caso ganhe a eleição, mas vamos torcer para que isso não ocorra, não quero mais 3 anos de “time grande não cai”.

Chegou a hora de Brenner?

Não há dúvidas, que, ao analisar os últimos jogos, ele se coloca à frente de Pablo, que até o momento não justificou a contratação, sendo um cara que se entrega, mas para ser o “homem-gol” do São Paulo, que já teve Gino Orlando, Leônidas, França, Careca, Serginho, Luís Fabiano para a missão, está muito pouco. Por outro lado, é complicado analisar um jogador por alguns bons jogos. Brenner no começo, não foi muito bem, esteve no Fluminense, onde a sua carreira também não deslanchou e agora está aproveitando uma nova chance no São Paulo.

Desde a base, eu vejo ele com bons olhos, assim como também vejo Gabriel Novaes, que em 2019 fez uma excelente dupla com Anthony, mas que nunca é aproveitado pelo time principal, o que acho que merecia, uma vez que Helinho e Gonzalo tem chances.

Paulinho tem se mostrado mais confiante. Luciano parece ter dado mais liberdade e tirado a responsabilidade do garoto, com isso, ele está mais “leve” e o São Paulo tem a ganhar com isso, pois quanto mais talento em campo, maiores as chances de títulos.

A conclusão que chego é que Brenner, ainda está novo para dar uma responsabilidade em suas costas, deixando ele com a missão de fazer os gols. Ele é novo, tem um futuro brilhante pela frente, se mantiver a mesma humildade. Tendo ao seu lado caras como Daniel Alves, Hernanes, Luciano, Igor Vinícius, Igor Gomes, Paulinho e Juanfran, que podem ajudar e aconselhar, ele tem tudo para ser o camisa 9, que Pablo, até o momento não é. E com isso, nós temos muito a ganhar, mas vamos dar mais tempo ao promissor menino.


Felipe Morais. Publicitário, apaixonado pelo São Paulo Futebol Clube. Sócio da FM Planejamento, Palestrante sobre marketing digital, comportamento de consumo e inovação. Autor dos livros Planejamento Estratégico Digital (Ed. Saraiva) e Ao Mestre com carinho, o São Paulo FC da era Telê (Ed Inova) – www.livrotele.com.br

*As opiniões expressas aqui são de responsabilidade do autor do texto, e não refletem a opinião do site

Receba notícias do SPFC no WhatsApp e Telegram.
Siga-nos no Instagram, no YouTube e no Twitter.

Foto: Rubens Chiri / saopaulofc.net

Compartilhe esta notícia