#TBTricolor – Relembre os títulos do São Paulo na Copa SP de Futebol Junior

A coluna #TBTricolor escrita pelo Jean Cláudio será publicada sempre às quintas-feiras com o foco na história do Tricolor!

O São Paulo vai a campo amanhã (sexta-feira) às 15h30 contra o Vasco da Gama em sua 11ª final de Copa São Paulo de Futebol Junior. E para entrar no clima da decisão e ficar na torcida pelos nossos garotos da base, hoje o #TBTricolor vai relembrar nossos três títulos deste que é o principal torneio das categorias de base do Brasil.

A primeira vez – 1993

A primeira conquista do São Paulo na Copinha foi há 26 anos e o principal nome daquele time era nada mais, nada menos do que Rogério Ceni, que ainda nem era conhecido e que chamavam apenas de Rogério.

O adversário da vez era nosso rival Corinthians e aquele jogo seria um dos mais emocionantes de todas as finais já disputadas na história da Copa SP. O Tricolor abriu 2×0 de vantagem, o Corinthians empatou. Voltamos a estar na frente em 3×2 e novamente sofremos o empate. Somente aos 35 minutos do segundo tempo saiu o gol que confirmaria o primeiro título da Copinha para o São Paulo. O nome do jogo foi o atacante Jamelli que marcou 3 dos 4 gols.

Os gols da Final entre São Paulo x Corinthians na Final da Copinha de 1993.

O segundo título – 2000

A segunda conquista veio 7 anos depois com um time que apresentava ao Brasil um jovem chamado Ricardo, que ainda era reserva, mas que viria a ser um dos grandes nomes do time principal e tornaria-se o melhor jogador do mundo no ano de 2007. Já sabe quem é, não sabe? Ele mesmo, Kaká. Além dele, o time de 2000 contava com Júlio Baptista, outro nome de peso que ganharam títulos e fez sucesso não só com a camisa Tricolor.






Naquele 25 de janeiro, o adversário foi o Juventus da Mooca. E o jogo também teve contornos dramáticos. Saímos perdendo de 1×0, tivemos um pênalti a favor desperdiçado e a virada só veio quando restavam 15 minutos para o fim do jogo.

Equipe Campeã da Copa São Paulo de Futebol Junior em 2000.
Juntamente com Kaká, Julio Baptista foi um dos nomes que despontou naquele ano.

A última conquista – 2010

O terceiro caneco foi levantado no ano de 2010 com um time que revelaria os jovens Bruno Uvini (que atualmente está no futebol árabe defendendo o Al Nassr), William Arão (hoje atleta do Flamengo), Lucas Moura (na época Marcelinho, que hoje está no Tottenham da Inglaterra) e Casemiro (agora, um dos principais nomes no elenco do Real Madrid).

Naquela final o adversário era o Santos e, como sempre, o jogo não foi nada tranquilo. O time da baixada santista abriu o placar ainda no início do primeiro tempo e levou o 1×0 praticamente até o final, quando o atacante Ronieli fez um golaço com um lindo giro e um chute de primeira que entrou no ângulo.

Nos pênaltis quem se consagrou foi o goleiro Richard (que disputou o último Brasileirão pelo Paraná e foi contratado este ano pelo Ceará). O garoto defendeu todas as cobranças realizadas pelos santistas e contou com a efetividade dos companheiros que converteram todos as penalidades e garantiram o placar de 3×0.


Os gols da Final entre São Paulo x Santos na Final da Copinha em 2010.

Como você já relembrou, o São Paulo nunca teve jogo fácil nas decisões da Copinha. Nossos três títulos vieram após jogos emocionantes. E é exatamente isso que podemos esperar do confronto entre nossos garotos e os do Vasco. Lembrando que essa será a reedição da final da Copinha de 1992, que foi vencida nos pênaltis pelo cruzmaltino. Que a história dessa vez seja diferente e que possamos levantar a quarto troféu do torneio que leva o nosso nome, a Copa São Paulo de Futebol Júnior.

Jean Cláudio. São-paulino jornalista. E não o contrário, pois antes de escolher a profissão, escolhi torcer pelo São Paulo. Apaixonado por história e por leitura, amo conhecer mais sobre as memórias do futebol e principalmente, do Tricolor Paulista.

Comente com sua conta do Facebook:
Você já conhece a Loja do Arquibancada? Modelos exclusivos para você mostrar o seu amor pelo Tricolor!