Com a crescente presença do torcedor são-paulino no Morumbi e a notícia de projetos para reformular o estádio, fomos buscar na memória outros clubes que fizeram obras semelhantes, ampliando também sua capacidade.
Há muito se discute a possibilidade do São Paulo rebaixar a profundidade do gramado e trazer arquibancadas para uma maior proximidade do campo, aumentando a pressão sobre os adversários.
Recentemente temos visto notícias sobre acordos do clube com o governo e prefeitura para canalização do córrego Antonico (que passa por baixo do estádio) diminuindo ou sanando os problemas com as enchentes no local.
Desta forma seria possível realizar a tão desejada obra para reformular e aumentar a capacidade de público no Morumbi. Veja outros estádios que passaram pelo mesmo processo:
City of Manchester Stadium / Etihad Stadium
A casa do Manchester City começou a ser construída em 1999, substituindo o antigo Maine Road (utilizado por 80 anos), com a intenção de sediar os Jogos Olímpicos de 2000. Porém, como a escolha do COI foi a cidade de Sidney (Austrália), o estádio foi focado para os jogos da Commonwealth, a comunidade britânica de nações.
Depois dos jogos, a manutenção da pista de atletismo foi alvo de debates, mas com receio de ver o clube buscar outro estádio e a cidade ficar com um “elefante branco”, foi realizado um trabalho para converter o estádio para o futebol.
A pista de atletismo foi retirada e deu lugar a uma camada adicional de assentos. O gramado teve a profundidade rebaixada e a obra que levou um ano, acrescentou 12 mil lugares ao estádio.
Estádio Mineirão
Inaugurado em 1965 e administrado pelo consórcio Minas Arena, o Estádio Governador Magalhães Pinto, mais conhecido como “Mineirão“, sempre esteve entre os maiores e mais icônicos do país.
Com a confirmação do Brasil como sede da Copa do Mundo FIFA de 2014, o governo anunciou o projeto de modernização do estádio, mantendo a fachada original, porém, com o rebaixamento da profundidade do gramado em mais de 3 metros.
Após quase 3 anos de obras, o Mineirão foi reaberto com a capacidade para receber 61.927 pessoas em suas novas instalações.
Estádio Monumental de Nuñez / Más Monumental
O estádio mais citado como parâmetro para reformas no Morumbi é a casa do River Plate, o Monumental de Nuñez, em Buenos Aires. inaugurado em 1938, hoje é o maior estádio da América do Sul com capacidade para 83.214 torcedores.
Quando teve suas obras concluídas, em 1958, o Monumental comportava 100.000 pessoas, mas para adequações à Copa do Mundo FIFA de 1978, teve sua capacidade reduzida para 76.600 torcedores.
Após 2 anos de reformas que contemplaram camarotes, novos assentos retráteis e “antivandalismo”, rebaixamento do gramado, novos lances de arquibancadas e outras melhorias, o River Plate fechou um acordo de naming rights e reabriu sua casa em 2023.
Reforma ou novo estádio?
Nós já trouxemos esse tema aqui algumas vezes e temos este vídeo no YouTube, falando de mais detalhes e possibilidades para o Morumbi.
Estamos vendo que a diretoria do São Paulo já entende que é necessário mexer no estádio, não apenas por vaidade ou aumentar a capacidade, mas pensando em mantê-lo rentável nos próximos anos.
Comenta aí se você acha que uma reforma ou mesmo um novo estádio seria o melhor caminho para o São Paulo!
Tudo sobre o Tricolor!
Siga o Arquibancada Tricolor em suas redes sociais e acompanhe tudo sobre o São Paulo FC:
Instagram | YouTube | Twitter | Canal no Telegram | Conheça a nossa Loja
olá.. Para os torcedores que assitem as partidas do São Paulo na parte mais alta do estádio, já fica longe de ver os jogos. Rebaixando o gramado vai ficar mais ainda, colocando mais dificuldades para as partidas. Então,,,, não seria mais fácil elevar o gramado, criando mais lugares e aproximando mais os torcedores que estão na parte superior do estádio?