O São Paulo aceitou a proposta do Porto de 7 milhões de euros (R$ 30,6 milhões) por Militão, dos quais 4 milhões de euros (cerca de R$ 17,7 milhões) ficarão para o clube que também terá o direito de 10% do total em uma venda futura.
O atleta que foi revelado em Cotia e que tinha contrato até janeiro de 2019, esteve presente em 54 jogos do Tricolor, marcou 4 gols e é titular absoluto do time de Diego Aguirre, no entanto o São Paulo que já sentia dificuldades para renovar o contrato com o atleta buscava jogadores para a posição, portanto trouxe Régis do São Bento que voltou a treinar depois de ficar um período afastado, mas que ainda não está em sua forma física ideal, além de Bruno Peres que veio da Roma e pelo que tudo indica será o substituto de Militão.
O próximo jogo do São Paulo será na Arena do Grêmio na quinta-feira (26/07), às 19h30, e Militão estará disponível para esta partida. Além dessa também deverá atuar contra o Cruzeiro, Colón (segunda fase da Sul-Americana) e fará seu último jogo no confronto contra a equipe do Vasco no Morumbi pela 17ª rodada do Campeonato Brasileiro.