Pacaembu também é nossa casa!

Por Leandro Oliveira – 6 de outubro de 2017

Pacaembu 1 | Arquibancada Tricolor

Salve, nação tricolor!

São Paulo alugou o estádio do Morumbi para shows, nos meses de outubro e novembro, e irá usar o Pacaembu para mandar seus próximos 5 jogos pelo Campeonato Brasileiro, contra Atlético-PR, Flamengo, Santos, Chapecoense e Botafogo. Voltará ao Morumbi na última rodada, contra o Bahia.

Puxando aqui pela minha memória, há muitas razões para acreditar que o saldo será bem positivo. Lembro aqui alguns jogos no estádio municipal, que ficaram marcados na minha lembrança. Vamos a eles:

São Paulo 5 x 1 Palmeiras – 1986

Este foi o primeiro jogo com grande público que me lembro de ter ido. Muita dificuldade para entrar. Me lembro que eu e meu pai demos a volta no estádio pra conseguir acessar as dependências do estádio. A torcida tricolor ocupava o tobogã e um grande pedaço das arquibancadas. Foi tão difícil entrar, que quando conseguimos, Careca já tinha aberto o placar. Aquele time era uma máquina, e jogava sempre em busca do gol, característica de seu treinador, Cilinho. Eu começava ali a me acostumar a ver um São Paulo sempre ofensivo e que envolvia qualquer adversário em busca do gol. Na minha lembrança ainda está o gol contra de Nelsinho, único gol do Palmeiras naquela tarde.

https://www.youtube.com/watch?v=DYbtch1UIOc

São Paulo 1 x 0 Botafogo – 1991

Outro jogo bem cheio, me lembro de ter ficado atrás do gol do portão principal, e foi naquele gol que Bernardo cabeceou, da meia lua, pra dar a vitória ao tricolor, já no segundo tempo, depois de um jogo bem difícil contra os cariocas. Era um dos últimos jogos da fase de classificação do Brasileiro daquele ano. Vitória daquelas suadas, mas que dão muita moral, pro time seria campeão logo em seguida.

PS: não encontrei vídeo deste jogo, desculpem

São Paulo 0 x 0 Palmeiras – 1994

Este é emblemático. Me lembro de ter ido sozinho, e pra mim isso nunca foi problema. Tobogã lotado, e, nessa época, a máquina era o Palmeiras, impulsionado pela parceria com a Parmalat. Primeiro jogo de mata-mata de Libertadores, e o jogo de volta seria somente depois da copa. O São Paulo era o atual bicampeão, mas já não tinha a mesma força de antes. Só que tinha Zetti, que num dia muito inspirado, pegou de tudo. De todos os jeitos, em todos os lugares. Pra mim, a maior atuação de um goleiro na história do futebol.

São Paulo 5 x 1 Corinthians – 2005

Este é um dos jogos que me arrependo de não ter ido ao estádio. Me lembro de estar numa avenida em Santana, um bairro da cidade de São Paulo, e ter visto um amigo com camisa e bandeira no carro, indo pro jogo. Hoje já não me lembro o motivo de não ter ido, mas agora isso pouco importa. Em 2005, o São Paulo passou por cima de todo mundo, e ainda sustentava o tabu contra o Corinthians (o maior entre os dois times). Tabu ratificado com requintes de crueldade neste dia. Dia de goleada, dia de um ótimo futebol. Dia de gol de goleiro (Rogério) e golaço de fora da área (Cicinho). Dia de torcedor adversário chorar, e pedir pro São Paulo parar. Dia de derrubar técnico (Passarela, técnico do Corinthians, foi demitido após a partida). Fantástico!

São Paulo 5 x 0 Universidad de Chile – 2012

Aqui teve show de Lucas. Teve gol de Luis Fabiano e gol de Tolói. Classificação tranquila, pois já havia ganho de 2×0 no Chile. Uma noite inspirada, de um time que poderia ter ido mais longe, mas ficou “só” com o título da Copa Sulamericana. Outro jogo de casa cheia, assim como é a expectativa para esses próximos 5 jogos. Que essas lembranças inspirem o time, e que venham outras grandes vitórias.

E aí, lembrou destes? Estava em algum deles? Lembra de outro no Pacaembu? Comente também…

#avantemeutricolor

Fonte: 90goals

Compartilhe esta notícia