A derrota para o Corinthians fez o torcedor voltar para a realidade e perceber que o time ainda tem alguns desafios para superar se quiser vencer o Brasileirão. Apesar disso, o mundo não acabou e o campeonato se ganha em várias rodadas e não em só dois jogos.

É hora de ligar o alerta, mas não é o momento de se desesperar. Então, leia o texto até o final para descobrir quais são eles.

1) ELENCO CURTO

Do time que enfrentou o Corinthians, no último domingo, 4 jogadores do time titular são formados na categoria de base. Além disso, mais 5 no banco passaram por Cotia. Ou seja, o time tem um elenco curto e muitas vezes se vê sem boas opções para mexer quando sai perdendo.

Essa deficiência fica ainda mais escancarada quando o artilheiro Luciano se machuca e você olha para o banco assustado, sabendo que Pablo ainda está devendo (e muito!). Para o próximo ano será fundamental contratar mais jogadores úteis.

Pablo - São Paulo
Foto: Rubens Chiri / São Paulo FC

2) ADVERSÁRIOS FORTES

Ainda falando sobre elenco, os rivais do São Paulo na busca pelo título tem mais opções qualificadas para um campeonato longo. Só o Atlético Mineiro de Sampaoli gastou mais de R$100 milhões nesta temporada em contratações.

Flamengo é o atual campeão da libertadores e brasileiro, e conta com Michael (revelação do brasileirão 2019), Diego e Pedro Rocha no banco. Enfim, é torcer muito para que atletas como Brenner, Gabriel Sara, Luciano e Luan aguentem firme a maratona de jogos, pois rodar o elenco não parece uma boa saída.

Gabriel Sara
Foto: Rubens Chiri / saopaulofc.net

3) FALTAM DRIBLADORES

A saída de Antony para o Ajax impactou até no esquema tático do São Paulo. Fernando Diniz precisou sacar Vitor Bueno do time e trocou o 4-3-3 ou 4-2-3-1 por um clássico 4-4-2. Se você olhar o elenco, faltam opções de velocidade e bons dribladores para furar as defesas adversárias.

Ou seja, será preciso revelar alguém que saiba rabiscar ou o São Paulo terá que ir até o mercado buscar alguém.

Antony - São Paulo
Foto: Rummens

4) FALTA CONFIANÇA

Um time embalado, depois de golear o Flamengo e atropelar o “time mais forte do Brasil” deveria no mínimo chegar com confiança para vencer o rival em Itaquera. Porém, a seca de títulos e os diversos fracassos durantes os últimos anos, inclusive em 2020, faz até os jogadores não confiar que podem ser campeões.

São Paulo perde para o Corinthians em Itaquera
Foto: Rubens Chiri / São Paulo FC

Enfim, esses são alguns dos desafios que o tricolor precisará superar se quiser ganhar o Brasileirão ou a Copa do Brasil. No entanto, devemos ter tranquilidade, pois os resultados são bons e o time vem fazendo uma campanha surpreendente. A derrota é frustrante, mas não podemos entrar em crise sendo líder do campeonato.


Gabriel Augusto. Gabriel é Redator, tem 27 anos e é um dos maiores Corneteiros de sofá do SPFC. Perfil no Twitter (@augustopontotxt)

*A opinião do colunista não reflete a opinião do site