Diversos atletas do São Paulo estiveram emprestados durante a temporada 2021, para clubes brasileiros e também para o Cerro Porteño do Paraguai, no caso do goleiro Jean. Alguns destes atletas se destacaram em seus empréstimos e outros não continuarão no São Paulo para a temporada 2022.
Helinho
Helinho foi com certeza o atleta emprestado pelo Tricolor que mais obteve destaque na temporada. Seu clube, o Red Bull Bragantino, foi uma das grandes surpresas da temporada, chegando à final da Copa Sul-Americana e sendo derrotado pelo Athletico-PR e depois terminando o Brasileirão na 6ª posição, conquistando uma vaga para a Copa Libertadores 2022.
Pelo Brasileirão, o atacante disputou 33 partidas, obtendo a nota média de 6.93. Foram 5 gols marcados, 4 assistências distribuídas e duas participações no time da rodada do SofaScore.
Na campanha do vice-campeonato da Copa Sul-Americana, foram 10 partidas disputadas e um gol marcado, com a nota média final de 6.82.
Helinho não retornará ao São Paulo, já que o Red Bull Bragantino exercerá a opção de compra do atacante, pagando 24 milhões de reais pelos seus direitos econômicos.
Tchê Tchê
Tchê Tchê não teve o mesmo destaque de Helinho, porém terminou a temporada 2021 com mais 4 títulos no currículo: como atuou nas quatro primeiras partidas do São Paulo no Paulistão, Tchê Tchê foi campeão Paulista pelo Tricolor, além dos seguintes títulos pelo Atlético-MG: Campeonato Mineiro, Brasileirão e Copa do Brasil.
O volante começou a temporada como titular do time do técnico Cuca, porém sempre muito contestado pela torcida. No Brasileirão, Tchê Tchê atuou em 33 partidas, sendo 22 delas como titular. O volante marcou um gol, deu uma assistência e obteve a nota 6.67 pelo SofaScore.
Tchê Tchê também atuou pela Libertadores, onde o Atlético-MG foi eliminado pelo Palmeiras nas semifinais. O volante disputou 10 partidas, sendo 8 delas como titular, com uma nota média de 6.94.
O empréstimo de Tchê Tchê com o Atlético-MG termina em 31 de maio de 2022. Conforme o Transfermarkt, o contrato do volante com o São Paulo é válido até 31 de março de 2023.
Jean
O goleiro Jean foi emprestado ao Cerro Porteño do Paraguai no final do mês de março. O goleiro foi titular na campanha do time paraguaio na Libertadores, onde chegaram até às oitavas de final.
No Clausura do Campeonato Paraguaio, o goleiro foi titular da campanha do título do Cerro e um dos destaques do time.
De uma venda garantida no começo do mês de dezembro, o goleiro se envolveu em uma confusão antes da decisão da Supercopa do Paraguai e sua compra pelo Cerro poderá ser reavaliada, conforme a última notícia publicada.
Lucas Kal
O zagueiro Lucas Kal atuou por empréstimo por dois clubes na temporada: no primeiro semestre esteve no Nacional de Portugal e em junho retornou para o América-MG, time onde esteve em 2020.
Pelo Nacional da Ilha da Madeira, Lucas atuou em 24 partidas da Primeira Liga 2020/2021, sendo 23 delas como titular. O Nacional terminou a competição na última posição e foi rebaixado para a Segunda Liga e Kal retornou ao Tricolor após o fim de seu empréstimo.
Um mês depois de seu último jogo em Portugal, Kal retornou ao América-MG, clube onde havia atuado até o mês de julho de 2020. Foram 20 partidas pelo Brasileirão, sendo 19 delas como titular.
Lucas Kal atuou como zagueiro e também como volante e teve destaque no bom time do América-MG, que se classificou para a Libertadores 2022. O zagueiro contribuiu com 1 gol e 4 assistências, sendo selecionado por duas vezes ao time da rodada do SofaScore e terminou o torneio com a nota média de 6.91.
Marcos Júnior
O jovem volante Marcos Júnior de 21 anos esteve emprestado à Ponte Preta e disputou a Série B do Campeonato Brasileiro. Ao todo, o jovem entrou em campo 25 vezes pela Macaca, sendo 18 delas como titular.
O volante contribuiu com 2 gols e uma assistência e recebeu a nota média de 6.68 pelo SofaScore. A Ponte Preta acabou não conseguindo ao acesso para a Série A.
O empréstimo de Marcos Júnior termina no final deste mês e o mesmo deverá retornar ao Tricolor no começo de 2022.
Tréllez
O atacante colombiano Tréllez esteve emprestado ao Sport, onde teve pouco destaque. Em 30 participações no Brasileirão, apenas um gol, na derrota do Sport para o Corinthians em Itaquera. Depois deste gol, o atacante passou outros 26 jogos sem marcar, muito pouco para um atacante.
Tréllez terminou a competição com a nota média 6.60 segundo o SofaScore e seu contrato com o São Paulo não será renovado, já que o mesmo termina no dia 31 deste mês de dezembro. Em 3 anos no São Paulo, Trellez somou 51 jogos e apenas 7 gols marcados.
Toró
O atacante Toró atuou por empréstimo por dois clubes na temporada: até 12 de julho esteve no Sport Recife e à partir de 17 de julho esteve emprestado ao Atlético-GO.
No pouco tempo no Sport, Toró participou de 13 jogos e marcou dois gols. Um dos motivos de sua saída após 4 meses foi o atraso no pagamento dos salários.
Pelo Atlético-GO o atacanhte atuou em 13 partidas do Brasileirão, todas vindo do banco de reservas. Toró marcou apenas um gol, o último dos goianos na competição, na vitória contra o Flamengo na última rodada.
Toró retornará ao São Paulo em janeiro e o seu contrato é válido até o final de 2022.
Danilo Gomes
O atacante Danilo Gomes atuou por empréstimo por dois clubes na temporada: até 31 de maio esteve no Atlético-GO e à partir de junho esteve emprestado ao Cuiabá.
Pelos goianos, Danilo teve alguns bons jogos, principalmente ainda pela temporada 2020 e nesta temporada marcou alguns gols pela Copa do Brasil e Copa Sul-Americana.
Pelo Cuiabá, foram 14 partidas pelo Brasileirão, sendo 8 delas como titular, porém nos últimos 10 jogos onde foi relacionado, o atacante atuou em apenas um, por apenas 7 minutos contra a Chapecoense.
Júnior
O jovem goleiro Denis Júnior não atuou em nenhuma partida pelos profissionais do Bahia na temporada 2021. O goleiro foi opção em diversos jogos pelo Brasileirão, Copa Sul-Americana e Copa do Nordeste.
O contrato de Júnior com o São Paulo vai até 30 de junho de 2022, e o goleiro poderá assinar com qualquer time já no começo de 2022. O goleiro retornará ao São Paulo em janeiro.
Hudson
O volante Hudson foi com certeza o mais azarado dos atletas emprestados. Hudson chegou a treinar no começo da temporada junto com o time ainda comandado por Hernán Crespo, porém foi emprestado novamente ao Fluminense em março.
Era claro que dificilmente o volante teria seu contrato renovado para 2022, e no começo de maio o mesmo teve uma ruptura no ligamento cruzado anterior do joelho direito, ficando de fora de toda a temporada 2021.
O contrato de Hudson com o São Paulo termina no fim de 2021 e o mesmo não será renovado, com o volante ficando livre para assinar com qualquer equipe no mercado.
Receba notícias do SPFC no WhatsApp e Telegram.
Siga-nos no Instagram, no YouTube e no Twitter.